Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Emocional e da Personalidade

Solicite informação sem compromisso ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Emocional e da Personalidade - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga (CCPFC/CFE-1389/06) conferindo 10 créditos por efeitos do Despacho 16794/05 de 3 de Agosto. Num momento em que cada vez mais se fala de problemas emocionais, do comportamento e da personalidade, é fundamental que se aprofundem conhecimentos com vista a uma melhor e maior intervenção por parte dos profissionais de educação nestes domínios. Esses conhecimentos deverão proporcionar igualmente uma melhor compreensão sobre a natureza dos problemas e o desenvolvimento de estratégias úteis na ajuda a alunos que apresentam dificuldades no domínio emocional e da personalidade. Assim, o docente de Apoio Educativo constitui um recurso fundamental na organização e gestão dos apoios educativos a disponibilizar aos alunos, ao nível da escola. A sua intervenção passa pela organização de estratégias diferenciadas de apoio educativo existentes nas escolas e, em situações mais complicadas, apoio directo aos alunos dentro da sala de aula podendo ser complementado fora da mesma e fora do tempo lectivo. O Curso de Formação Especializada no âmbito das necessidades educativas especiais, no domínio emocional e da personalidade, pretende contribuir através da formação de educadores e professores: formando-os e especializando-os em domínios de educação especial, que lhes permita uma actuação técnica e relacional – concepção das situações de ensino e aprendizagem; observação de capacidades competências e comportamentos de cada aluno face à tarefa; intervenção individualizada, esclarecida e ajustada às necessidades de cada aluno e ao desenvolvimento de atitudes positivos face à integração dos alunos.
  • Dirigido a
    O Público alvo natural é constituído por Educadores de Infância e Professores dos ensinos básico e secundário que, à data de entrada no Curso possuam, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
  • Titulação
    Especialista em Educação Especial: Domínio Emocional e da Personalidade
  • Conteúdo

    Estrutura do Curso

    a) O plano de estudos é composto por um currículo único, com a duração de um ano escolar.
    b) As diversas sessões de aulas incluem ciclos de seminários e conferências e, ainda, um seminário de supervisão de projectos, no caso da disciplina de Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos
    de Intervenção na Área da Educação Especial.
    c) A escolaridade total é de 300 horas, sendo alguns trabalhos realizados via plataforma de e - l e a r n i n g do ISCIA, com acompanhamento tutorial e trabalho colaborativo.
    d) Os estudantes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõe as formações geral e específica.
    e) O curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial.
    f) Os estudantes não poderão faltar a mais de um terço da formação total, sendo obrigatório que exista frequência em todas as componentes de formação.

    Plano Curricular

    Formação Geral

    Métodos e técnicas de investigação e análise em educação
    Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica
    Formação Específica
    Modelos de organização curricular em educação especial
    Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial
    Neuropsicologia das dificuldades emocionais e da personalidade

    Necessidades educativas especiais e perturbações emocionais
    Necessidades educativas especiais e perturbações da personalidade
    Ajudas ténicas e adaptações tecnológicas para as NEE's no domínio emocional e da personalidade
    Formação para projectos
    Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção especializada no domínio emocional e da personalidade

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |