Pós-Graduação em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Duração / Grau / ECTS

    1 Ano (2 Semestres) / Pós-Graduação / 60 ECTS

    Diretor

    Prof. Doutor Esmeraldo de Azevedo

    Secretária Pedagógica:

    Profª Mestre Fernanda de Miranda



    Apresentação do Curso

    A Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional vem responder às exigências suscitadas pela evolução do processo de integração europeia e da economia internacional e pelos condicionalismos envolventes, tanto de ordem política e jurídica, como de ordem económica, financeira, social e cultural, bem como ao desejo e à necessidade de muitos licenciados e técnicos aprofundarem os seus conhecimentos científicos e técnicos nos domínios da integração europeia, do comércio internacional, dos mercados financeiros, da formação e comportamento dos blocos económicos, da estrutura e gestão das empresas multinacionais e da política de defesa e segurança europeia no contexto do sistema mundial globalizado de poderes. Assim, a Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional representa uma elevada componente interdisciplinar e prática e contém as mais importantes áreas científicas de estudo nestes campos.

    A Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus / Integração Europeia e Economia Internacional estrutura-se num ano lectivo, e para a obterem Certificado de conclusão, os alunos terão que ter aproveitamento a Unidades Curriculares que perfaçam 60 créditos. Todas estas Unidades Curriculares são obrigatórias.

    Destinatários

    Funcionários, Quadros Técnicos Superiores da Administração Pública (nacional, regional, autárquica) Empresários, Dirigentes, Quadros de Empresas e Licenciados que desejem obter competências especializada nestas áreas, nomeadamente os detentores ou a frequentarem cursos Cursos nas áreas da Economia, da Gestão, do Direito, das Relações Internacionais, dos Estudos Europeus, da Ciência Política, da Sociologia, do Serviço Social, da Ciência da Educação, da Ciência das Religiões, da Administração, da História, das Ciências do Ambiente, das Ciências da Saúde, das Engenharias e outras afins.

    Poderá candidatar-se a frequentar o curso quem estiver numa das seguintes situações:
    . possuir um grau académico (licenciado e / ou mestrado);
    . possuir uma experiência profissional e um currículo que atestem a capacidade para frequência de Pós-Graduação, reconhecidos pela Comissão Cientifica do Curso;
    . desempenhar funções de elevado nível em organizações ou empresas directa ou indirectamente ligadas aos Estudos Europeus ou Relações Internacionais, confirmadas pela Comissão Científica.

    Objetivos / Competências

    A Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional tem por objectivo principal responder aos anseios de muitos estudiosos que desejam prosseguirem os estudos de Pós-Graduação nestas áreas do saber, possibilitando-lhes adquirir uma avançada preparação científica e técnica nos domínios da integração europeia e da economia internacional, que os habilita para o exercício de numerosas funções tanto em organismos públicos (nacionais, regionais e autárquicas), como em empresas privadas (nacionais e multi-nacionais), em organizações internacionais e em organizações não governamentais.

    O conhecimento aprofundado de diversos domínios inerentes à integração europeia e à economia internacional é necessário e imprescindível a todos os que pretendem desempenhar funções em organizações internacionais, em sociedades multinacionais, em instituições nacionais envolvidas no processo de integração europeia e em empresas.

    A Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional visa proporcionar a muitos licenciados nas áreas da Economia, da Gestão, do Direito, das Relações Internacionais, dos Estudos Europeus, da Ciência Política, Sociologia, do Serviço Social, da Ciência da Educação, da Ciência das Religiões, da Administração, da História, das Ciências do Ambiente, das Ciências da Saúde, das Engenharias e outras afins a prosseguirem estudos e aprofundar os seus conhecimentos em matérias de política económica e financeira, de gestão internacional, de direito económico e empresarial europeu e internacional, de políticas comuns e comunitárias relativas aos vários setores da actividade política, científica, tecnológica, económica, social e cultural, inclusivé a política externa, defesa e segurança europeia, e possibilitar-lhes desenvolver estudos aprofundados e investigação numa das duas áreas de especialização – Integração Europeia e Economia Internacional.

    Nesta conformidade, a finalidade da Pós-Graduação (Especialização Avançada) em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional é contribuir para a formação e qualificação, científica e técnica, nestas áreas científicas, de muitos licenciados e outros quadros que desejam e necessitam aprofundar os conhecimentos para melhor responderem às exigências do mercado de trabalho e às solicitações da sociedade globalizada em que nos integramos e vivemos.

    Saídas Profissionais

    A especialização obtida comprova capacidades e competências para diferentes funções profissionais:

        Líderes e quadros superiores e de direcção de serviços do Estado (órgãos da administração central, regional, autárquica e empresariais), partidos políticos, fundações, organizações não governamentais, empresas, bancos, seguradoras e outras organizações, bem como sindicatos, associações, cooperativas, meios de comunicação social, diplomacia, forças armadas, organizações internacionais, agentes de desenvolvimento e cooperação, etc.
        Especialistas em assessoria e consultoria, nomeadamente em organizações internacionais e empresas, em especial ligadas ao desenvolvimento e cooperação no âmbito da União Europeia e dos seus parceiros;
        Consultadoria empresarial, governamental e autárquica e em organizações não governamentais.
        Colaboração em grupos económicos multinacionais.
        Concurso e progressão na carreira diplomática.
        Gabinetes de Estudo, formação e investigação.

    Horário

    Sexta-Feira das 17:00 às 24:00h e Sábado das 10:00 às 17:00h.

    Conferências

    A Pós-Graduação (Especialização Avançada)em Estudos Europeus - Integração Europeia e Economia Internacional será complementada por várias conferências e os alunos poderão ainda frequentar módulos e workshops atinentes.

    Estudos Futuros

    A Pós-Graduação Especialização Avançada) em Estudos Europeus / Integração Europeia e Economia Internacional permite criar condições para que os alunos possam prosseguir a sua formação nestas áreas científicas ou similares, nomeadamente a continuação dos estudos de 2.º Ciclo conducentes à obtenção do grau de Mestre.

    Equipamentos e Instalações

    Biblioteca, salas de aula, auditórios, todos os modernos sistemas multimédia.
    Ligação do Ciclo de Estudos à Atividade de Investigação

    Através do Centro de Estudos Europeus e Relações Internacionais, integrado na “Unidade de Estudos e Investigação, Ciência, Tecnologia e Sociedade”, acreditada na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, os Docentes e Discentes desenvolvem os seus projetos de investigação, que poderão concorrer ao patrocinio da FCT e de outras Instituições e poderão, também,ser publicados, nomeadamente na Revista “Res-Publica-Revista Lusófona de Ciência Política e Relações Internacionais”.


    Docentes

    Corpo formado por Docentes que se dedicam simultaneamente à pratica profissional e ao ensino, com particular interesse no campo da investigação. O Corpo Docente é constituído maioritariamente por Doutores nas diferentes áreas científicas de especialização

        Prof. Doutor Esmeraldo de Azevedo
        Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio
        Prof. Doutor Marco António Oliveira
        Prof. Doutor José Alberto de Oliveira Magalhães
        Prof. Doutora Anabela Sérgio dos Santos
        Prof. Doutor Domingos Pereira de Sousa
        Prof. Doutorando Eduardo Miranda
        Prof. Doutoranda Isabel Meirelles (Especialista)
        Prof. Dr. Carlos Medeiros (Especialista)

Outro curso relacionado com estudos internacionais

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |