Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar (PG/GQSA) tem como objectivos a valorização pessoal e/ou institucional dos profissionais do sector alimentar e das bebidas e permitir aos jovens licenciados, em momento de opção de percurso profissional, adquirir competências numa área em desenvolvimento acelerado.


    O ramo de “Gestão da Qualidade” visa a aprendizagem dos conhecimentos essenciais ao planeamento, exploração, manutenção e actualização dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar.


    O ramo de “Gestão de Projectos em Nutrição” visa a aprendizagem dos conhecimentos essenciais ao planeamento, desenvolvimento, comunicação e avaliação de projectos de melhoria e inovação nutricional dos produtos alimentares.
  • Dirigido a
    Destina-se a titulares de uma Licenciatura, preferencialmente em Engenharia, em Ciências Naturais ou em Ciências da Saúde, e a titulares de bacharelato nas referidas áreas e com comprovada experiência no sector.
  • Titulação
    Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar
  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

    Duração / Grau / ECTS


    Semestres / Pós-Graduação (Formação Especializada) / 44 ECTS

    Coordenação Científica

    Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu

    Diretor

    Mestre Pedro Queiroz

    Apresentação do Curso

    Todos os cidadãos têm direito a uma alimentação saudável, de qualidade e variada, bem como a informações claras e precisas sobre a composição, os processos de fabrico e a utilização dos alimentos. Para a Indústria Alimentar, a Qualidade e a Segurança dos alimentos surgem actualmente como uma das suas principais preocupações. Tal decorre das crescentes exigências do Consumidor com a sua alimentação e do receio que os alimentos que consome não sejam seguros para a saúde humana, ou seja que não sejam inócuos. Muitas vezes se tem falado de Segurança Alimentar e Qualidade, apresentando-os como conceitos similares ou mesmo equivalentes.

    Qualidade de um alimento é, no entanto, muito mais do que a sua inocuidade - a que vulgarmente se chama Segurança Alimentar - abrangendo o conjunto de atributos que o tornam preferido na sua escolha por parte do consumidor. Contudo esta integra a exigência de uma inocuidade que, caso não se verifique, será um factor de imediata rejeição do produto.

    O tema da Qualidade e Segurança Alimentar tem assumido um papel determinante no plano da formação profissional e académica e no recrutamento de quadros por parte da indústria alimentar e das bebidas. Importa pois assegurar, numa matéria tão delicada, a formação de profissionais altamente qualificados numa área em grande expansão e com enorme potencial de inovação.

    Objetivos

    A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar (PG/GQSA) tem como objetivos a valorização pessoal e/ou institucional dos profissionais do setor alimentar e das bebidas e permitir aos jovens licenciados, em momento de opção de percurso profissional, adquirir competências numa área em desenvolvimento acelerado.

    A especialização em “Gestão da Qualidade” visa a aprendizagem dos conhecimentos essenciais ao planeamento, exploração, manutenção e atualização dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar.

    Destinatários

    Destina-se a titulares de uma Licenciatura, preferencialmente em Engenharia, em Ciências Naturais ou em Ciências da Saúde, e a titulares de bacharelato nas referidas áreas e com comprovada experiência no setor.
    Pontos Fortes

    A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar (PG/GQSA) é desenvolvida em estreita ligação com as várias indústrias do sector agro-alimentar e assenta num modelo bastante prático que é concretizado através da realização de aulas em fábrica e da construção progressiva de um trabalho prático em torno de um produto alimentar.

    Horário Previsto

    Segundas, Terças e Quartas-Feiras, das 18h30 às 23h.

    Corpo Docente

        Prof. Doutor Jorge Francisco Gaspar
        Prof. Doutora Maria Eduardo Figueira
        Prof. Doutora Maria Manuela Beirão Catarino
        Prof. Doutora Maria do Rosário Bronze
        Mestre Pedro Costa Queiroz
        Mestre Teresa Ferreira
        Eng.º António Sardon Cabrera
        Dr. António Silva Santos
        Eng.ª Maria Manuela Andrade
        Dr.ª Vânia Solange Domingos

    Modelo Pedagógico

    A Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar é constituída por disciplinas de componente teórica com duração de 2 horas e por disciplinas de componente teórico-prática com duração de 4 horas.

    A PG/GQSA é composta por duas Unidades de Formação (UF), a primeira de formação geral e a segunda de especialização, num total de 200 (duzentas) horas de formação.

    A PG/GQSA pode ser realizada num único ano letivo ou em anos letivos distintos, consecutivos ou não, por frequência de módulos da seguinte forma:

        Um ano letivo: UF1/B1 + UF1/B2 + UF2/B1 + UF2/B2;
        Mais que um ano letivo (3 no máximo): UF1/B1; UF1/B2; UF2/B1+UF2/B2.

    No final do Bloco 1 (UF1/B1) e do Bloco 2 (UF1/B2) será atribuído um Certificado de Formação e no final da Unidade de Formação 1 (UF1) será atribuído um Certificado de Estudos Pós-Graduados em Higiene e Segurança Alimentar.

    Unidade de Formação 2 (UF2), dedicada à especialização, é formada por dois blocos: Gestão da qualidade (UF2/B1) e Gestão dos recursos e da formação (UF2/B2).

    No final da Unidade de Formação 2 (UF2) será atribuído um Diploma de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar.
    Conteúdos Programáticos

    No 1º bloco – Tópicos de Segurança Alimentar, serão abordadas de forma detalhada os vários perigos químicos, físicos e biológicos que podem estar associados ao processo de transformação, conservação e preparação dos alimentos. Compreende ainda uma abordagem ao acervo legislativo horizontal em vigor no sector.

    No 2º bloco – Higiene e Metodologia do Auto-Controlo, serão abordadas as matérias relacionadas com a higiene dos alimentos e com a implementação dos sistemas de auto-controlo, bem como dos seus pré-requisitos.

    Na Especialização de Gestão da Qualidade, será abordada a forma como, numa empresa do sector agro-alimentar, poderá ser feita a optimização dos recursos através de uma gestão integrada dos sistemas de gestão da segurança alimentar com os sistemas de gestão da qualidade. Serão igualmente abordados os métodos analíticos para o controlo de qualidade, os sistemas de identificação dos produtos e a indispensável componente da comunicação.

Outro curso relacionado com gestão de qualidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |