Gestão e Marketing em Turismo - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso ESJ - Escola de Jornalismo de Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Gestão e Marketing em Turismo - Semi-presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Dirigido a
    Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
    Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
    Técnicos do setor do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.
    Empreendedores
  • Conteúdo
    Desafios e oportunidades num setor em mudança

    Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, o curso de Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.

    O curso propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.

    Metodologia Inovadora
    Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores.
    Considerando a experiência profissional do corpo docente e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, aulas abertas e/ou seminários.

    Aulas
    As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

    Saberes e Competências
    • Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
    • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
    • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de  produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
    • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
    • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
    • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.


    Módulo I NOVAS TENDÊNCIAS EM TURISMO
    • Novas tendências
    • A oferta e a procura turística
    • A hospitalidade turística
    Módulo II CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING
    • A comunicação e o marketing: relação e complementaridades
    • A comunicação e o turismo
    • A Comunicação interpessoal e discursiva
    • A comunicação organizacional, estratégica e sistémica
    • Princípios de uma comunicação eficiente
    • A comunicação em situações de crise
    • Casos práticos
    Módulo III VALORIZAÇÃO DE ATIVOS PATRIMONIAIS
    • Avaliação do potencial dos ativos patrimoniais
    • Conversão dos ativos em produtos turísticos
    • Estratégias de desenvolvimento de Produtos Turísticos
    Módulo IV MARKETING E ESTRATÉGIA DIGITAL
    • O Digital – Principais Tendências
    • Social Media - Os desafios de comunicar no Digital
    • Desenho de Estratégia - O quê, como, quando e onde publicar
    • Criação de Conteúdos - Ferramentas, Canais e Formatos
    • Planeamento de uma campanha digital
    Módulo V PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
    • Conhecimento da empresa e definição do produto turístico
    • Conhecer o meio envolvente, concorrência e o potencial cliente
    • Produtos turísticos
    • Posicionamento de Portugal nos vários mercados turísticos - Top Mercados
    • Conhecer os principais mercados emissores
    • Realização de conteúdos
    • Definir estratégias de promoção e comercialização
    • Realização de Caso de estudo
    • Pós-Covid
    Módulo VI EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS
    • Os eventos e os destinos turísticos
    • Captação de eventos de lazer e de negócios
    • Planificação e gestão de eventos
    Módulo VII GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
    • Desempenho do turismo em Portugal
    • A organização do turismo em Portugal
    • A Estratégia para o Turismo 2027
    • Planos Regionais Desenvolvimento Turístico – apresentação do case study da ER Turismo Centro de Portugal
    • A importância dos Planos de Marketing para a gestão do destino
    • Estratégia de Produto
    • Estratégia de Mercados
    • Estratégia de Segmentos
    • Estratégia de Marca
    Módulo VIII SEMINÁRIOS: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO
    • Visitas educacionais, seminários e/ou aulas abertas
    Módulo IX DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO - LABORATÓRIO
    • Complementado com acompanhamento dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.

    Condições de inscrição
    • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

Outro curso relacionado com desenvolvimento do turismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |