Pós-graduação em Podiatria (Estudo das Patologias do Pé e Tornozelo)

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Podiatria (Estudo das Patologias do Pé e Tornozelo) - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    O Pé constitui o contacto físico obrigatório do Homem com o Mundo que o rodeia. Desde que o Homem iniciou a marcha em ortostatismo que o Pé adquiriu uma importância especial tal como o Tornozelo, que funcionalmente se funde mecanicamente como um todo com o Pé. Dada a especificidade anatomo-patologica, os estudos de Biomecânica são fundamentais na compreensão das patologias do Pé e Tornozelo.

    Com o intuito de obter uma melhor preparação dos prestadores de saúde nesta área e, desta forma, solucionar melhor e com maior eficiência os problemas específicos do Pé, a Universidade Fernando Pessoa resolveu criar este curso de pós-graduação. É essencial para um profissional de saúde, adquirir uma formação adequada e diferenciada para se munir de conhecimentos específicos com manifestas vantagens para o tratamento dos doentes.

    Esta necessidade sente-se em numerosas estruturas de saúde que interagem na prevenção e tratamento de lesões e na melhoria dos cuidados de saúde quer primários quer nos diferenciados, como em centros de saúde, unidades familiares de saúde, hospitais, clubes desportivos e muitos outros.

    Partindo destes pressupostos, foi elaborado um programa que permite aprofundar técnicas, métodos e conhecimentos que solucionem os problemas, reunindo um conjunto de profissionais com manifesta experiência no estudo e tratamento da patologia do Pé, quer nacionais quer estrangeiros, com relevo para médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Pé.

    Dada a qualidade científica que se pretende implementar, a Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé, bem como a Secção do Pé da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, aceitaram a preciosa colaboração, com a participação directa dos seus mais representativos elementos no corpo directivo e cientifico desta pós-graduação.

    A Universidade Fernando Pessoa desde o início incrementou a formação deste curso que não se limitará a actividades teóricas, privilegiando aprendizagem prática num universo de entidades com experiência comprovada, com recursos a técnicas de alto padrão tecnológico. Durante o curso serão apresentados métodos terapêuticos modernos, fundamentados cientificamente, aproveitando o prestígio da Universidade Fernando Pessoa e a experiência num conjunto de docentes da própria Universidade quer de docentes convidados.

    Muito nos honra o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé.

    A Universidade Fernando Pessoa avançará com o curso de pós-graduação em PODIATRIA. Este curso fornecerá ensinamentos e experiência prática.
  • Dirigido a
    Licenciatura na áreas da Saúde, (Enfermagem, Fisioterapia, Médicina, Podologia e Motricidade Humana).
  • Titulação
    Pós-graduação em Podiatria (Estudo das Patologias do Pé e Tornozelo)
  • Conteúdo


    PLANO DE ESTUDOS

    200 horas: 140 horas teóricas e teórico-práticas + 60 horas práticas

    Obs.: 200 horas de contacto correspondem a 466 horas totais, perfazendo um total de 18 ECTS

    Introdução à patologia do pé e tornozelo
    Pé como órgão do corpo humano e história do estudo do pé
    Patologia do ante-pé
    Investigação em biomecânica do pé
    Pé diabético + pé infectado
    Pé reumatóide
    Pé neurológico
    Avaliação podológica do pé
    Artroscopia do tornozelo
    Artroscopia do pé
    Imagiologia do pé
    Imagiologia do tornozelo
    Programas de intervenção clínica
    Produção de calçado
    Clínica do pé no Brasil
    Fisioterapia no pé, reabilitação, acupunctura e a patologia do pé
    Dor e anestesia do pé
    Pé vascular
    Pé e desporto
    Investigação científica no pé

Outro curso relacionado com podologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |