Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária

Solicite informação sem compromisso ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O curso de licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária é um curso de engenharia de 1º ciclo, (correspondente a 180 ECTS) que se desenvolve em seis semestres lectivos. No 1º ano do curso encontram-se 4 unidades curriculares de base, todas com tipologia anual e uma quinta unidade curricular que apresenta temas introdutórios à formação específica visada pelo 1º Ciclo. Nos 2º e 3º anos do curso predominam as unidades curriculares das áreas da Agricultura e das Ciências veterinárias acrescidas de um conjunto complementar de unidades nos domínios das Ciências empresariais e Ciências sociais e do comportamento referentes à economia, sociologia, gestão empresarial e empreende-dorismo bem como no âmbito da área da Engenharia e técnicas afins relativas à mecanização, topografia, hidráulica e construções rurais. É de realçar, no 2º semestre do 2º ano, a existência de uma unidade curricular que privilegia a participação activa do aluno em tarefas relacionadas com o seu futuro exercício profissional. O último semestre, dedicado ao enquadramento estruturante dos alunos, é constituído por duas unidades curriculares que antecedem a realização de um estágio final de curso em ambiente empresarial, no decorrer do qual tomarão contacto com diferentes tipos de actividades relacionadas com a formação recebida. Pretende-se conjugar uma boa formação de base em ciências e tecnologias com o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas, de modo a que o diplomado se encontre em condições de poder trabalhar nas diversas vertentes do sector agrário, nelas incorporando as relações da agricultura com o ambiente, a indústria, o comércio, os serviços, a alimentação e o desenvolvimento rural. O curso visa o imediato exercício da profissão no domínio das Ciências Agronómicas e Zootécnica. Assenta numa formação sólida em conhecimentos de base e é complementada com formação profissionalizante.
  • Dirigido a
    SAÍDAS PROFISSIONAIS Empresas • Actividade empresarial; • Execução e gestão técnica da produção; • Planeamento e organização da empresa; Serviços • Apoio à actividade de produção (planeamento, organização, consultoria, extensão e avaliação) • Crédito agrário • Gestão de cooperativas • Integração em projectos de I&D • Ensino e formação profissional agrários • Integração em programas de desenvolvimento Condições de Acesso • Curso completo do Ensino Secundário (12º ano ou equivalente) • Provas específicas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática • Não se exigem pré requisitos
  • Titulação
    Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária
  • Conteúdo

    O Perfil Geral em Engenharia Alimentar que a ESAC garante ao seu futuro licenciado, com uma formação de 3 anos de aprendizagem, pode ser assim sistematizado:

        É um profissional altamente qualificado e treinado em competências de base e multidisciplinares, de nível superior, dotado de efectiva capacidade de aplicação imediata de conhecimentos, para conceber, encontrar e implementar soluções em ambientes profissionais da sua área de formação.
        Através de uma educação baseada nas aplicações directas, sustentada na valorização teórica e na fundamentação, o formando em Engenharia Alimentar da ESAC reconhece a importância de considerar permanentemente os valores, princípios e fundamentos de engenharia que devem sustentar a sua intervenção em ambiente profissional - parte da formação é efectuada em três instalações fabris, à escala piloto – Hortofrutícolas, Lacticínios e Enologia.
        O formando será preparado para aceitar os desafios, enfrentar e gerir com rigor, em permanência, o seu aperfeiçoamento pessoal de prática profissional, o desenvolvimento e mudanças tecnológicas, sociais e económicas que se antevêem neste século, sopesando, conciliando e equilibrando questões de competitividade empresarial e de sustentabilidade social e ambiental – valorizando a economia do conhecimento da sua intervenção, sem perder de vista questões de responsabilização social e os seus imperativos pessoais de ordem ética.
        Será um profissional adaptado a conviver facilmente e a participar positiva e proactivamente em ambientes sociológica e empresarialmente competitivos.
        Reconhece ainda que a permanente mudança do seu ambiente profissional requer, simultaneamente, e em continuidade, o aperfeiçoamento e actualização  das equipas em que se insere, para lhe assegurar constantemente vantagens competitivas através gestão contínua e sustentável da sua envolvente.
        Através de uma preparação de base consistente e rigorosa, o licenciado em Engenharia Alimentar da ESAC é um profissional habilitado à resolução eficaz das questões pertinentes na sua área de intervenção, mas que define bem os limites de eficácia da sua prática profissional, identificando e recorrendo à cooperação de outros profissionais, com formação perfeitamente adequada, quando em presença de situações anómalas ou atípicas de elevada complexidade.

Outro curso relacionado com engenharia agrícola

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |