Curso Avançado em Divórcio - Como minimizar o impacto nas crianças (Ensino à Distância)

Solicite informação

Curso Avançado em Divórcio - Como minimizar o impacto nas crianças (Ensino à Distância)

  • Objectivos OBJETIVOS GERAIS

    As dinâmicas familiares e os processos de regulação de responsabilidades parentais;

    Situações de alienação parental;

    Identificar potenciar boas práticas na parentalidade;

    Sinalizar eventuais declives no desenvolvimento da criança.



    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Identificar situações de risco e ou situações angustiantes para a criança;

    Promover práticas (em conjunto com pais e professores) que minimizem os efeitos colaterais da separação;

    Promover a salutar relação entre pais e criança;

    Promover a qualidade de vida das crianças filhas de pais divorciados: ajuda de pais e educadores.
  • Dirigido a O Curso Avançado em Divórcio – Como minimizar o impacto nas crianças destina-se a finalistas de licenciatura e profissionais das áreas da Saúde, Educação e Serviço Social.
  • Conteúdo
    • Introdução ao processo de Divórcio

      • Casamento

      • Fases do divórcio

      • O impacto nas crianças de acordo com as idades

      • O impacto no Adulto

      • O impacto do divórcio e o género

      • Ilustração com exemplos de Casos Clínicos

      • Alienação parental? Mito e realidade


    • Pós-Divórcio

      • Novas etapas Novos Desafios

      • Ser mãe e Ser pai

      • As novas famílias emergentes - que desafios?

      • Reintegração das crianças em novas relações

      • Apresentação e Análise de Casos Clínicos


    • O impacto nas crianças

      • Divórcio e função parental

      • O impacto do divórcio nas crianças

      • Principais efeitos e sintomas do divórcio nas crianças e jovens


    • Modelos de intervenção
      • Sempre pais e pais para sempre

      • Diretrizes baseadas nos trabalhos de Wallerstein e Kelly (1980)

      • Os trabalhos de Pickhardt (2014), aplicado na pratica clínica e como orientação para pais e técnicos

      • A teoria dos três “R“ (Routines, Rituals, and Reassurance)

      • Técnicas de psicoterapia baseadas nos trabalhos Lowenstein, (2006, 2008, 2010), entre outros
      • Técnicas desenvolvidas por nós baseadas nestes pressupostos teóricos de Lowenstein, (2006, Wallerstein e Kelly (1980) e Pickhardt)

      • Brainstorming de técnicas que sejam sugeridas, analise e discussão das mesmas em grupo


    • Supervisão de Casos Clínicos
      • Aplicação das Estratégias de Intervenção em Casos Clínicos

      • Discussão de Casos Clínicos apresentados pelo docente ou pelo formando de forma a consolidar estratégias de intervenção e a potenciar as mesmas

Outro curso relacionado com psicologia educativa

  • Mestrado em Intervenção Comunitária

  • Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Solicite informação
  • Especialização em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/NEE

  • Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental

  • Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Psicoterapia Rogeriana

  • Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Neuropsicologia e Envelhecimento

  • Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
  • Solicite informação
  • Mestrado em Genética Forense

  • Centro: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Solicite informação
  • Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
  • Solicite informação