Mestrado em Estudos de Tradução Literária

Solicite informação

Mestrado em Estudos de Tradução Literária

  • Objectivos Objectivos/Competências Formação de âmbito específico no campo dos Estudos de Tradução Literária. Competência para comparar e efectuar reflexões críticas sobre traduções existentes. Competência para traduzir e interpretar vários tipos de textos e discursos, de natureza literária Aquisição de conhecimentos teóricos na área da teoria da literatura.
  • Titulação Master em Estudos de Tradução Literária
  • Conteúdo
    Apresentação do Curso

    Como prolongamento ao Primeiro Ciclo de estudos, ou seja, ao Curso de Tradução e Interpretação, propomos um Mestrado em Estudos de Tradução Literária.
    Parte significativa do êxito ou insucesso obtidos na prática da tradução em Portugal releva, sem dúvida, da qualidade dos conhecimentos e da capacidade de investigação por parte dos tradutores. Estes estão constantemente a ser solicitados no que respeita à aquisição de novos conhecimentos conceptuais e lexicais, nas mais variadas áreas culturais, dos mass media às publicações especializadas de teor académico.

    Com vista a suprir uma procura por parte do mercado de trabalho, em que se exige cada vez mais um conhecimento especializado por parte dos tradutores, o presente Mestrado em Estudos de Tradução Literária visa a criação de um espaço teórico de reflexão sobre os actuais problemas da tradução, que se desenvolva em simultâneo com a basilar vertente crítica de traduções existentes e cuja interdisciplinaridade é apenas a forma optimizada de formar tradutores especializados, sem, contudo, descurar os múltiplos entrecruzamentos que este saber assume nos nossos dias.

    O Curso, dirigido a licenciados provenientes de várias áreas linguísticas e das áreas científicas literárias e tradutivas, pretende formar tradutores especializados na área literária.
    As áreas científicas contempladas são:

    Estudos de Tradução (ET)
    Estudos Linguísticos (EL)
    Estudos de Tradução Literária (ETL)
    Estudos Literários (ELIT)
    Metodologias (MET)

Outro curso relacionado com tradução