Curso de Legislação Ambiental e Avaliação da Conformidade Legal - Online

Solicite informação sem compromisso FormaçãOnline

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Legislação Ambiental e Avaliação da Conformidade Legal - Online

  • Conteúdo
    Curso online de Legislação Ambiental e Avaliação da Conformidade Legal.
     
    Carga Horária: 30 horas

    Categorias: Ambiente, Formação Contínua

    Resumo:

    Os últimos 30 anos foram caracterizados pela aprovação de uma grande quantidade e diversidade de legislação ambiental.

    Na presente formação de Legislação Ambiental e Avaliação da Conformidade Legal, será apresentada a legislação ambiental aplicável em Portugal e os procedimentos para a avaliação da conformidade legal ambiental.

    A avaliação de conformidade legal pressupõe o conhecimento da legislação ambiental aplicável em Portugal tanto de nível nacional como comunitário.

    A legislação ambiental aplicável em território nacional tem como principal base as diretivas e regulamentos europeus assim como convenções internacionais sobre ambiente.
        
    Objetivos:

    Gerais:

    A formação de Legislação Ambiental e Avaliação da Conformidade Legal visa dotar os formandos de conhecimentos sobre os princípios do direito ambiental, os principais requisitos legais ambientais aplicáveis em Portugal e compreender o processo de avaliação de conformidade legal.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
    – Identificar os princípios do direito ambiental;
    – Compreender a forma como a aplicação dos princípios influenciam o desempenho ambiental das organizações;
    – Listar os instrumentos de ação voluntária com potencial para melhorar o desempenho ambiental das organizações;
    – Identificar a legislação nacional em matéria de ambiente designadamente:
    – Legislação de enquadramento (Lei de bases do ambiente, Lei Orgânica do Ministério do Ambiente, Lei Orgânica da Agência Portuguesa para o Ambiente, etc.);
    – Horizontal (Avaliação de Impacte Ambiental, Responsabilidade ambiental, licenciamento ambiental, etc.);
    – Sectorial (resíduos, água, águas residuais, ar e emissões gasosas, ruído).
    – Compreender a importância do processo de avaliação de conformidade legal ambiental;
    – Conhecer as atividades de planeamento do processo de avaliação de conformidade legal ambiental;
    – Compreender a estrutura e importância do relatório de avaliação de conformidade legal ambiental.
        
    Programa:

    Unidade 1.1 Legislação Ambiental

    Capítulo 1 – Princípios do Direito do Ambiente
    Capítulo 2 – Introdução à Legislação Ambiental
    Capítulo 3 – Requisitos Legais – Diplomas de Âmbito Horizontal

    Unidade 1.2 Legislação Ambiental (continuação)

    Capítulo 4 – Requisitos Legais – Resíduos
    Capítulo 5 – Requisitos Legais – Emissões Gasosas
    Capítulo 6 – Requisitos Legais – Recursos Hídricos
    Capítulo 7 – Requisitos Legais – Ruído Ambiente
    Capítulo 8 – Requisitos Legais – Energia

    Unidade 2. Avaliação da Conformidade Legal

    Capítulo 1 – Planeamento de Atividades
    Capítulo 2 – Visita de Campo
    Capítulo 3 – Relatório da Avaliação de Conformidade Ambiental
        
    Destinatários:

    Estudantes da área do ambiente, ativos especializados, quadros técnicos, gestores e empresários.
        
    Avaliação:

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação.

    A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
        
    Como Funciona:

    Disponibilidade:

    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador:

    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia:

    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação:

    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos:

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |