Doutoramente em Biologia e Ecologia das Alterações Globais

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    Objectivos

    É crescente o interesse pelo conhecimento sobre a diversidade Biológica nos seus diferentes níveis de organização e a necessidade de compreensão dos impactos das alterações globais nos serviços dos ecossistemas. O presente programa doutoral visa assim oferecer formação avançada, orientada para a investigação, em diversas áreas da Biologia, em particular na discilplina de Ecologia no âmbito das alterações globais e do impacto destas sobre a Saúde, sem descurar o desenvolvimento de competências comunicacionais e na área da formação do próprio emprego ou da transferência de tecnologia e/ou de conhecimento.

    O Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais (BEAG) é um doutoramento em co-tutela, entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Universidade de Lisboa. O BEAG tem uma duração de 4 anos, correspondentes a um total de 240 ECTS. Está organizado em duas fases distintas, uma primeira curricular e uma segunda dedicada ao desenvolvimento do trabalho de investigação, preparação de publicações e produção da tese de doutoramento. O primeiro ano compreende uma componente curricular (60 ECTS) estruturada em módulos de cursos e seminários de formação avançada, em diversas áreas temáticas do domínio científico da Biologia, prática tutorial, opção em qualquer área científica e o início da componente de tese (10 ects). Os alunos poderão ser dispensados da frequência de uma ou mais componentes do 1º ano curricular, de acordo com o regulamento de Estudos de Terceiro Ciclo, da UA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Segue-se um segundo ano com uma componente tutorial menor que a do 1º ano (10 ECTS) e uma de investigação conducente à apresentação de uma tese (50 ECTS), que se prolonga pelos 3º e 4º anos, com um peso de 60 ECTS em cada ano; deste modo, a tese corresponde a 3 anos de trabalho de investigação a tempo integral (180 ECTS, distribuídos pelos 4 anos do programa – 10 ects de preparação do tema de tese, no 1º ano; 50 ects no 2º ano; 60 ects no terceiro ano; 50 ects no 4º ano mais 10 ects de apresentação da tese, também no 4º ano). A tese deve versar sobre investigação original num campo à escolha do aluno, dentro de uma das cinco áreas de especialidade do BEAG: (1) Biologia e Ecologia Tropical; (2) Biologia e Ecologia Marinha; (3) Ecologia e Biodiversidade Funcional; (4) Biologia do Genoma e Evolução (5) Biologia Ambiental e Saúde.

    A organização flexível da componente curricular em módulos de Cursos Avançados permite o reconhecimento de competências e conhecimentos obtidos em cursos / formação obtida noutras Universidades/Centros de Investigação ou de Pesquisa, nacionais ou internacionais, desde que essa formação seja reconhecida pela Comissão Coordenadora do Programa Doutoral. A existência de uma Opção Livre permite que o Doutorando obtenha formação em qualquer disciplina / área científica, à sua escolha; esta formação pode, se o doutorando assim optar, ser obtida numa sub-área de especialização da Biologia, seja ou não aquela em que o doutorando efectua o seu trabalho de tese.

    Os objectivos gerais do Programa de Doutoramento são:

    A compreensão geral das principais disciplinas da Biologia, da Ecologia em particular, e a capacidade para reconhecer as suas interacções.
    O estudo do impacto das alterações globais nos sistemas vivos, numa perspectiva ecossistémica., de acordo com os actuais modelos de previsão.
    O enquadramento da investigação científica no contexto dos compromissos e objectivos das organizações internacionais, europeias e nacionais, em matéria de alterações globais.
    O treino de alta qualidade num ambiente de investigação exigente mas apoiado, contando com a participação de cientistas de nível internacional.
    A formação em métodos e técnicas avançados de análise e investigação aplica­das no campo e no laboratório.
    O desenvolvimento das capacidades de procurar e interpretar informação cientí­fica complexa.
    O desenvolvimento da aptidão para realizar investigação original e capaz de satisfazer o processo de revisão por pares
    O desenvolvimento da capacidade de conceptualizar, desenhar, implementar e gerir investigação científica.
    O desenvolvimento da capacidade para interagir com equipas de investigação interdisciplinares na identificação e formulação de problemas científicos relevantes.
    O desenvolvimento da capacidade de encontrar financiamentos para a realiza­ção de investigação científica de ponta.
    O desenvolvimento da capacidade de apresentar ideias e resultados científicos a audiências especializadas e não especializadas.
    A aquisição de competências na área do empreendedorismo e do auto-emprego.

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