Doutoramento em Nanociências e Nanotecnologia

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Doutoramento em Nanociências e Nanotecnologia - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Dirigido a
    Destinatários: Licenciados e/ou Mestrados em Cursos pré-Bolonha e Mestrados em Cursos de Bolonha das seguintes áreas: Física, Engenharia Física, Química, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Materiais e Dispositivos Biomédicos, Engenharia Mecânica, e outras áreas afins.
  • Conteúdo
    Objectivos

    A Nanociência e Nanotecnologia (N&N) é um domínio emergente que visa a compreensão, o controlo e a manipulação da matéria a uma escala compreendida entre 1 e 100 nm, à qual se observam fenómenos físico-químicos e biológicos únicos, que podem ser explorados em novas aplicações. Trata-se de um domínio do conhecimento que engloba diferentes abordagens que na maioria dos casos se complementam, pelo que é importante a implementação de estudos avançados que integrem diferentes disciplinas tradicionalmente leccionadas em planos curriculares distintos.

    Na Universidade de Aveiro, a investigação em N&N está, no momento, organizada em diferentes unidades de investigação que atravessam, pelo menos, quatro Departamentos: Engenharia Cerâmica e do Vidro, Física, Engenharia Mecânica e Química. Embora nem todos os investigadores trabalhem no domínio N&N, muitos destes investigadores têm actividades centradas ou próximas deste. Globalmente, as unidades de investigação enquadradoras deste programa doutoral, integram mais de 120 docentes, 18 investigadores a tempo inteiro, 64 pós-doutorados, 86 doutorandos, doutoraram mais de 80 alunos e possuem um parque instrumental único no País. Estes indicadores, entre outros, mostram claramente que a Universidade de Aveiro está numa posição excelente para investigar e formar ao nível dos três ciclos do Ensino Superior em N&N, nomeadamente no que concerne à síntese, propriedades e aplicações de nanomateriais. A presente proposta de programa doutoral permitirá estruturar ainda melhor a investigação e o ensino avançado em N&N na Universidade de Aveiro, estimulando a colaboração e beneficiando da óbvia complementaridade das suas unidades de investigação.

    A estrutura do 3º ciclo em Nanociências e Nanotecnologias pode ser dividida em 2 fases com os seguintes objectivos:

    Fase 1: O aluno insere-se no 3º ciclo de estudos em N&N através da parte curricular do programa doutoral em N&N.

    Os objectivos nesta fase são:

        * Consolidação de conhecimentos em N&N com ênfase na área científica em que o aluno pretende desenvolver os estudos.
        * Aquisição de conhecimentos e competências (estendidas até à fronteira do conhecimento) nas áreas de N&N em que o aluno pretende desenvolver os estudos de 3º ciclo, incluindo a variedade de técnicas experimentais avançadas e técnicas matemáticas e/ou computacionais aplicáveis à investigação actual em Física, Química, Ciência e Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica.
        * Desenvolvimento da capacidade de lidar com problemas de natureza complexa, de estabelecer novas abordagens e de utilizar, de forma autónoma e em contextos diferenciados, técnicas experimentais avançadas aprendidas anteriormente.
        * Desenvolvimento da capacidade de comunicar conceitos científicos complexos e conclusões retiradas de experiências de forma concisa, precisa e clara, para diferentes tipos de audiência e com recurso às tecnologias adequadas.
        * Desenvolvimento da capacidade de procurar e recolher, de forma independente e autónoma, na literatura científica e técnica, a informação relevante para a sua investigação ou trabalho de tese.
        * Potenciar competências de trabalho autónomo e em equipa interdisciplinar e de análise e discussão das consequências socioeconómicas, culturais e éticas de novos desenvolvimentos na área das N&N, integrando-as no seu trabalho científico.

    Fase 2: Os alunos admitidos podem prosseguir o programa doutoral em N&N para actividades conducentes à elaboração de uma tese de doutoramento.

    Os objectivos desta fase são:

        * Proporcionar um ambiente científico estimulante que facilite o enquadramento dos alunos em projectos de investigação de qualidade orientando-os num tópico de investigação em N&N.
        * Adquirir competências relevantes (de acordo com os padrões internacionais) num domínio específico de investigação que suportem a defesa de uma tese original em N&N.
        * Promover a publicação de artigos científicos em jornais internacionais da especialidade com arbitragem científica, bem como a apresentação dos resultados de investigação em conferências da especialidade (nacionais e internacionais).
        * Desenvolver competências autónomas de planeamento e execução de um plano de investigação em N&N.

Outro curso relacionado com ciências ambientais

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |