Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FCTUC - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Biologia Celular e Molecular - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O Mestrado em Biologia Celular e Molecular dá formação científica e técnica, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento actual da Biologia Celular Molecular, necessárias à compreensão do funcionamento dos seres vivos, dos problemas de saúde, das técnicas modernas de diagnóstico e tratamento, particularmente em Neurociências, Toxicologia, Biologia da Reprodução e Genética Clínica. O plano de estudos inclui disciplinas das Ciências Exactas que têm sido fundamentais para o avanço do conhecimento em Biologia e Biomedicina. O programa visa formar Mestres com dois perfis principais: um direccionado para a investigação científica e continuação para o terceiro ciclo, e o outro mais vocacionado para a preparação de técnicos em áresa da saúde. O perfil irá ser determinado pela escolha de opções, o tipo e número de rotações laboratoriais, e o carácter do projecto/estágio desenvolvido no 2º ano do programa. Espera-se que os alunos que seguem para o terceiro ciclo desenvolvam projectos de investigação original enquanto que os alunos mais vocacionados para saídas profissionais na área da saúde poderão desenvolver trabalhos de projecto ou estágios mais técnicos.
  • Dirigido a
    Licenciatura ou 1º ciclo em áreas das Ciências da Vida ou Tecnologias, com classificação mínima de 14, ou currículo que a Comissão de Estudos Graduados considere adequado Os candidatos serão seleccionados com base no currículo, cartas de recomendação e, eventualmente, numa entrevista
  • Titulação
    Mestre em Biologia Celular e Molecular
  • Conteúdo
    O Mestrado em Biologia Celular e Molecular inclui uma parte curricular no primeiro ano constituída por cursos, rotações laboratoriais e seminários, e no segundo ano um projecto ou estágio, terminando com uma prova de defesa para obtenção do grau. Os cursos, na forma de módulos intensivos durante 3 a 4 semanas, implicam a dedicação exclusiva do aluno. Os cursos incluem aulas teóricas participadas, teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientação tutorial. As rotações laboratoriais envolvem a inserção dos alunos em trabalhos a decorrer em laboratórios de investigação, de hospitais ou empresas, durante 4 semanas. Além da aprendizagem das tecnologias, o estudante toma conhecimento das questões científicas em estudo, e faz um relatório final do trabalho no laboratório. A escrita duma monografia sobre o estado do conhecimento na área científica do projecto ou estágio (Seminário I), e a elaboração, apresentação e defesa do plano de trabalhos (Seminário II) envolvem sobretudo trabalho pelo estudante e orientação tutorial pelo supervisor. O 2º ano é dedicado em exclusivo ao desenvolvimento dum projecto ou estágio, com curtos relatórios periódicos de progresso. Os alunos que desenvolvam investigação científica original elaboram e defendem uma dissertação, enquanto que o trabalho de estágio termina com a elaboração e defesa dum relatório.

Outro curso relacionado com biologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |