Licenciatura em Comunicação e Multimédia

Solicite informação sem compromisso ULL - Universidade Lusíada de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Comunicação e Multimédia - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Os objectivos do curso de 1.º ciclo em Comunicação e Multimédia visam habilitar os estudantes com os conhecimentos e as competências a seguir descritos:

    Na generalidade:

    * - Fornecer aos estudantes os conhecimentos e ajudá-los a desenvolver autonomamente as capacidades e as competências consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nas áreas da Comunicação e do Multimédia. Tal implica o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (em óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente utilizados nesse sector de actividades profissionais, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos, em ambientes concretos de operação. Tudo isto é alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com os processos de comunicação, bem como em ciências auxiliares com relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

    Na especialidade:

    * - Fornecer aos estudantes os referenciais teóricos que subjazem aos processos de comunicação, da teoria da comunicação à semiótica, aos estudos sobre a imagem, o som e as linguagens da comunicação informática;
    * - Habilitar os estudantes com os conhecimentos indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, informo e multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas;
    * - Familiarizar os estudantes com os equipamentos e os ambientes de concepção e de produção de documentos mediatizados para os meios de comunicação de massas, da imprensa à rádio e da televisão ao cinema e ao multimédia, bem como em sectores afins como os do design, do marketing e da publicidade;
    * - Desenvolver capacidades críticas no tocante à avaliação da qualidade intrínseca desses produtos, bem como à estimativa da sua eficácia comunicacional;
    * - Conferir aos estudantes conhecimentos de base em domínios auxiliares como a formação musical, a psicologia da arte, a gestão de projectos, os sistemas de comunicação, os recursos humanos e o direito das comunicações;
    * - Desenvolver nos estudantes as capacidades individuais de comunicação escrita e oral, numa perspectiva de competência para o exercício de funções profissionais que o exijam;
    * - Habilitar os estudantes com capacidades que estimulem a aprendizagem ao longo da vida, bem como, eventualmente, a prossecução de estudos de 2.º e de 3.º ciclos.
  • Dirigido a
    Saídas Profissionais:

    * - Actividades de comunicação e multimédia;
    * - Adaptação e gestão de sistemas de difusão de informação;
    * - Administração de sociedades artísticas e de multimédia;
    * - Administração pública;
    * - Artes e multimédia;
    * - Cinema, teatro e televisão;
    * - Comercialização e/ou manutenção;
    * - Consultadoria e investigação;
    * - Direcção artística;
    * - Directores comercial;
    * - Empresas/organizações;
    * - Ensino;
    * - Gestão de recursos humanos da área artística;
    * - Gestão e direcção de organizações e empresas ligadas à moda e turismo;
    * - Gestão e técnicos da área de publicidade e marketing;
    * - Gestão e técnicos de produtos de cinema e comunicação;
    * - Gestor e técnico de eventos;
    * - Múltiplas funções de gestão;
    * - Produção;
    * - Produtores e técnicos do pelouro artístico de autarquias e freguesias;
    * - Secretariado técnico;
    * - Sector industrial;
    * - Técnicas e artísticas no âmbito das actividades de rádio;
    * - Técnicos de luz e luminotécnia;
    * - Técnicos de som;
    * - Técnicos e gestores de imagem;
    * - Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Titulação
    Licenciatura em Comunicação e Multimédia
  • Conteúdo

    A graduação em Comunicação e Multimédia da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.

    A estrutura e a dinâmica do mundo da rádio, do cinema, do teatro, da televisão, do espectáculo, da comunicação e da área do multimédia em geral, tem vindo a evoluir, sobretudo ao longo dos últimos 30 anos, duma forma vertiginosa. Desde que a rádio e o cinema e mais tarde a televisão entraram pela primeira vez nos nossos hábitos, a sua face e a sua organização têm sofrido alterações significativas, muito provavelmente como nenhuma outra actividade humana do domínio do conjunto sociedade - tecnologia. Na realidade, o complexo mediático moderno iniciou um processo de expansão, pela primeira vez na história da humanidade, a uma escala planetária.

    Hoje, a área científico-tecnológica das artes de cena e da comunicação multimédia está muito diferente do que era algumas décadas atrás. Os mercados do cinema, da televisão e da comunicação multimédia são uma realidade inegável, onde interagem uma multiplicidade de agentes, com as mais diversas funções e interesses. Neste quadro um pouco indefinido, surge a necessidade de construir para o domínio do cinema, do teatro, do espectáculo, da televisão e da comunicação, nomeadamente da multimédia, e as suas práticas, um novo perfil de licenciado, com novas competências, capaz de responder a um novo mercado de trabalho de potencialidades aliciantes, tanto no sector da realização, produção e direcção, como no da prestação de serviços e negócios, incluindo as diversas estruturas da Administração Pública ou da actividade privada.

    Justifica-se assim, a necessidade de se fazerem novas opções políticas em matéria de educação nos domínios da formação inicial, que passam pelo empenho da Universidade Lusíada de Lisboa, em dar resposta às necessidades sociais, nos domínios da comunicação multimédia. Esta nova realidade, vai criar um sem número de oportunidades para as novas gerações em busca dum espaço de afirmação pessoal e profissional nomeadamente nas múltiplas áreas artísticas ligadas à rádio, ao cinema, ao teatro, à televisão, à publicidade e marketing, bem como à comunicação e ao multimédia em geral.

     

     

     

Outro curso relacionado com comunicações

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |