Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF - Lisboa - Cidade - Lisboa - I31766

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Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF
Método: Presencial
Tipo: Mestrado
O curso é ministrado em Lisboa - Portugal.
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CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica

Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF - Lisboa - Cidade - Lisboa

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Conteúdo:
Master em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins - MDMF.

A Indústria Farmacêutica é um dos principais setores da economia europeia e de excelência em termos de alta tecnologia. É também um dos setores com maior taxa de investimento em I&D.

Em Portugal, a despesa em I&D no setor da Indústria Farmacêutica tem vindo a aumentar, atingindo em 2013 os 90M€, correspondendo a um aumento de 32,4% face a 2010.

De realçar que cerca de 81% deste investimento provém de fundos próprios das empresas. Os dados de empregabilidade revelam a existência de mais de 1.000 postos de trabalho dedicados a esta área.

O valor do mercado farmacêutico em Portugal está avaliado em cerca 3.430M€. Portugal dispõe de excelentes indústrias com condições e motivação para aumentar o volume de trabalho e a qualidade do mesmo. Existem cerca de 150 empresas farmacêuticas correspondendo a mais de 8.000 postos de trabalho direto no nosso País.

Neste contexto, os mestrados MDMF constituem a resposta idónea a tais exigências:

Executive Management
.
Adaptado à disponibilidade de tempo dos profissionais em atividade e às exigências de Gestão e Direção das Empresas Farmacêuticas.

A Quem se Dirige:
O Mestrado está dirigido a Licenciados em Ciências da Saúde (Farmácia, Biologia, Biotecnologia, Medicina, Química, Veterinária, etc.).

A versão Executive dirige-se a profissionais da Indústria Farmacêutica interessados em adquiri uma especialização nas áreas de Gestão, Comercial, Marketing e Vendas.
 
Objetivos e Orientação:
O objetivo será juntamente com o fornecimento de uma visão completa do laboratório farmacêutico, iniciar um Plano de Carreira que permita a promoção a outros postos de responsabilidade dentro da indústria farmacêutica.

O Mestardo em Direção Comercial e Marketing segue dois tipos de formação intimamente relacionados:
Formação Pessoal
Formação Profissional

Formação Profissional:
  • Conhecer em profundidade as diferentes áreas de gestão da Indústria Farmacêutica conhecendo as diferentes formas de pensar dos diferentes laboratórios e o futuro que cada um deles pode oferecer ao aluno.
  • Conhecimento e contribuição das Ferramentas habituais de trabalho, competências informáticas e de outro tipo imprescindíveis no trabalho atual de um profissional da indústria farmacêutica.
  • Competências de direção e de trabalho em equipa.
  • Apresentações em Público.
Formação Pessoal:

Elaboração do Plano de Carreira de cada aluno, dentro do qual veremos e analizaremos com cada aluno os seguintes items:
  • Eleição da sua meta dentro das diversas possibilidades do mundo da Indústria Farmacêutica.
  • Conhecer os pontos fortes do aluno e potenciá-los.
  • Averiguar qual o tipo de trabalho ideal para cada aluno dentro das diferentes possibilidades que um laboratório farmacêutico oferece.
  • Acompanhar o aluno para averiguar como podemos fazer coincidir os seus aspectos profissionais e pessoais.

Programa:

1- Conhecimento e Direção da Empresa Farmacêutica.
Este módulo de conteúdos pretende proporcionar aos alunos uma profunda
introdução à realidade do Setor Farmacêutico, dos modelos de organização
empresarial, da gestão do ciclo de vida do medicamento e dos diferentes subsetores relacionados. Entre outros, abordam-se os seguintes temas:
  • Estrutura da empresa farmacêutica. Modelos de organização das unidades de negócio.
  • Inter-relação dos departamentos de Marketing e Comercial com a restante estrutura (Regulatory, Produção, Supply Chain, Médico, Access, etc.).
  • Perfis das companhias do Setor Farmacêutico.
  • Mercados específicos (hospital, atenção primária, OTC, vacinas, genéricos, medical devices, nutrição, etc.).
2 - Investigação de Mercados e Business Intelligence.
A tomada de decisões estratégicas em marketing toma como ponto de partida
a análise e o conhecimento da realidade do setor da saúde. Ao longo deste módulo os participantes aprenderão a manobrar as ferramentas necessárias para a realização de todo o tipo de estudos de mercado nos diferentes setores.

Aplicando uma metodologia de caráter prático, abordam-se os diferentes tipos de estudo qualitativo e quantitativo, as fontes de obtenção da informação, os principais prestadores de serviços de investigação de mercados setorial, a gestão de auditorias, produtos e serviços destas empresas e os fundamentos básico de estatística necessários para a análise de informação.

3 - Marketing Farmacêutico.
Esta área chave do programa permite aos participantes o domínio de todas as variáveis e ferramentas necessárias para o desempenho de responsabilidades de marketing de produtos no setor da saúde:
  • Marketing estratégico e operacional.
  • Análise de oferta de produtos e tomada de decisões estratégicas.
  • Segmentação de mercados e posicionamento de produtos. Diferenciação e identificação de vantagens competitivas do produto.
  • Política do produto. Estratégia de Marca. Branding.
  • Política de preços. Regulamentação do preço de medicamentos. Negociação.
  • Estratégias de comunicação. Comunicação On e Off-line. Comunicação corporativa. Planos de Ação.
  • Estratégias de canal. Retail Marketing.
  • Product Management.
  • Plano de Marketing.
4 - Medical Marketing.
A indústria farmacêutica e de produtos sanitários desenvolve-se sobre um mercado cada vez mais complexo, com produtos de elevado valor acrescentado a nível científico e tecnológico, e com uma forte pressão regulamentar nos modelos de comercialização, no qual surgem novos influenciadores na tomada de decisões. Neste enquadramento, o peso dos departamentos médicos e científicos adquiriram maior importância nas organizações, implicando-se nos objetivos das empresas.
  • Estrutura do departamento médico e principais posições (Medical Advisor, MSL, etc.). 
  • Medical Affairs e a sua relação com os clientes internos (Marketing, Vendas, Regulatory, etc.) e externos (líderes de opinião, sociedades científicas, pacientes, etc.).
  • Desenvolvimento de produtos: desde a I+D até à comercialização.
  • Implicação do Medical Affairs como suporte ao marketing (posicionamento, dossier de valor, utilização e comunicação de evidências científicas, materiais promocionais, etc.).
  • Farmacovigilância.
5 - Desenvolvimento de Negócio. Estratégia de Crescimento a Nível Nacional e Internacional.
A especialização no âmbito do desenvolvimento de negócio é uma oportunidade profissional que se encontra no auge do envolvimento das empresas do setor da saúde. Poder contar com profissionais preparados que colaborem com as equipas multidisciplinares para o incremento do portfólio de produtos da empresa e maximizar os resultados económicos, é um ponto cada vez mais importante.

Através deste módulo os participantes poderão conhecer os diferentes tipos de licenças (comarketing, copromoção, fostering, acordos de distribuição, cross licensing, etc.) assim como outras licenças alternativas aplicadas de acordo com as diferentes empresas (joint ventures, alianças estratégicas, codesenvolvimento, etc.).

O aluno será introduzido aos projetos estratégicos passivos de negociar licenças (in&out), aos critérios de procura e avaliação de oportunidades, e às diferentes variáveis importantes a considerar de modo a levar a cabo este tipo de acordos.

6 - Market Access e Farmacoeconomia.
Num enquadramento económico como o atual, em que a preocupação pela despesa sanitária e farmacêutica por parte das autoridades sanitárias é crescente, o acesso ao mercado de novos medicamentos e produtos sanitários estará condicionado pela sustentabilidade do atual sistema de saúde.
  • Modelo do sistema de saúde português.
  • Relações Institucionais da Indústria Farmacêutica.
  • Estratégias de criação de evidências que acrescentem valor aos novos produtos.
  • Desenvolvimento de estratégias que facilitem as condições de preço de um novo medicamento.
  • Fundamentos farmacoeconómicos que aportam valor aos novos produtos.
  • Estabelecimento de Relações de confiança a curto, médio e longo prazo com os diferentes decisores e influenciadores.
  • Estrutura, funções e integração do departamento de Market Access e Relações institucionais no organograma de um Laboratório Farmacêutico.
7 - Planificação e Controlo de Projetos Comerciais. O Departamento de Vendas.
Com o objetivo de preparar profissionais que assumam posições de responsabilidade nas unidades de negócio das empresas, o módulo integra os seguintes conteúdos:
  • Modelos de organização da estrutura comercial. Principais perfis e posições (direção de vendas, gerentes de área, visita médica, KAM, etc.).
  • Novos tipos de promoção e novas oportunidades de negócio.
  • A diferenciação da visita em função do canal e segmento.
  • Análise e gestão de equipas comerciais. Distribuição territorial. CRM.
  • Seleção, formação e motivação.
  • Direção de vendas. Estratégia de vendas e análise comercial. Orçamentos, incentivos, planos comerciais. Call Plan.
8 - Departamento Financeiro.
O objetivo deste módulo é a aquisição de conhecimentos financeiros para que o aluno seja capaz de entender e manobrar os conceitos chave que sejam da sua gestão em posições de responsabilidade do negócio.

Partindo de um nível básico de apresentação de ferramentas financeiras (P&L, Cash-flow, Balance), o aluno trabalhará na análise da conta de resultados, previsão de lucros e gastos, ponto de equilíbrio, e outras ferramentas necessárias para a formação integral do Gerente de Marketing e Vendas.

9 - Novas Tecnologias Para Indústria Farmacêutica.
Ao longo do Master aborda-se em profundidade o conhecimento das novas tendências de Marketing Digital, e como as indústrias do setor da saúde incorporam os seus planos de ação com as novas ferramentas de comunicação e de relação com os profissionais de saúde e os diferentes stakehol ders implicados no negócio.

10 - Envolvimento Regulamentar e Direito Empresarial.
A formação dos alunos completa-se com o conhecimento do procedimento básico que regula a comunicação e publicidade de medicamentos, o código ético e deontológico implementado pelas entidades patronais do setor, e as medidas adaptadas pelas empresas para o cumprimento regulamentar (Compliance), assim como a formação na área da proteção de conhecimento (patentes e marcas) e normas referentes à proteção de dados, de especial sensibilidade neste setor.

Metodologia.

Duração.
O mestrado em Direção Comercial e Marketing de Indústrias Farmacêuticas e Afins, terá duração de outubro de 2017 a setembro de 2018.

As aulas do Master MDMF - Executive Management decorrerão às sextas-
feiras das 18h30 às 21h30, sábados das 9h30 às 13h00 e também alguns sábados à tarde das 14h00 às 17h30.

As tutorias para acompanhamento dos trabalhos realizar-se-ão nos dias previamente destinados (sempre dentro do horário das aulas indicado).  

MDMF – Executive Management: 1.020 horas
.

Todas leccionadas em português.

A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.

Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.

Trabalhos práticos
:
Em cada Área, os alunos receberão cerca de 30% da sua formação através de
casos práticos.

Além desta formação os alunos terão trabalhos de grupo, relacionados com as
Áreas fundamentais abordadas no Master.

Os trabalhos de grupo estarão relacionados com cada uma das 6 áreas fundamentais abordadas no Master: Investigação de Mercados, Departamento
Comercial e Vendas, Departamento Médico, Departamento de Marketing, Departamento Financeiro e Gestão.

Conferências:
Ao longo do Curso serão realizadas várias conferências com personalidades relevantes do Setor Farmacêutico.

Visitas a Empresas
:
Os alunos do Master em Direção Comercial e Marketing para a Indústria Farmacêutica e afins realizarão, em datas agendadas no calendário académico, visitas de estudo a empresas e laboratórios do setor Farmacêutico.

Estas visitas de estudo poderão obrigar em alguns casos a deslocações maiores, que serão efetuadas pelos meios que o CESIF proporcionar.

Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluídos no valor da matrícula.

Desenvolvimento Pessoal: Perfil 3.0.
A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.

Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria
personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.

Grau Acadêmico
:
Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das aulas) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos, realização da tese de mestrado e atitude positiva em sala de aula) receberão o correspondente diploma do Master em Direção Comercial e Marketing de Indústrias Farmacêuticas reconhecido pela Indústria Farmacêutica nos seus diferentes setores.
Outro curso relacionado com Mestrado de Administração Farmacêutica: