Home > Mestrado > Biotecnologia > Vila Real - Vila Real > Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar - Vila Real - Vila Real - Vila Real

Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar

Solicite informação sem compromisso UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar - Presencial - Vila Real - Vila Real - Vila Real

  • Objectivos
    O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biotecnologia e Qualidade Alimentar pretende assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à actividade de investigação, de inovação e de aprofundamento de competências profissionais. Do ponto de vista profissional, a presente proposta pretende complementar os conhecimentos científicos adquiridos em cursos de formação inicial no campo da Ciência Alimentar, da Genética e Biotecnologia, da Química, da Bioquímica, ou de formações afins, fornecendo formação técnica e científica detalhada e actualizada, incluindo as tecnologias mais avançadas em domínios da Segurança Alimentar, Química Analítica / Aplicada, Genética, Biotecnologia, e da Microbiologia.
  • Titulação
    Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:  
    Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar ficam aptos a desenvolver actividades profissionais em empresas alimentares, em laboratórios responsáveis pelo controlo de qualidade de produtos alimentares, assim como em entidades que se destinem à investigação na área da Qualidade Alimentar e da Biotecnologia. Entre outras, estes mestres ficarão especialistas para o desempenho das seguintes funções: 

    - Implementação e Avaliação de Sistemas de Segurança e Qualidade Alimentar 
    - Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos indispensáveis aos Controlo de Qualidade Alimentar, que a nível da Análise Química quer na Análise Microbiológica.
    - Concepção e Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares
    - Concepção e Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Produção de Alimentos
    - Participar em projectos de Investigação na área da Biotecnologia e Qualidade Alimentar e/ou prosseguir estudos de doutoramento. 

    Os Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica e agro-alimentar ou ainda em serviços públicos. Alguns exemplos de saídas profissionais:

    - Indústrias Alimentares com processos fermentativos (cerveja, vinho, lacticínios, etc.)
    - Indústrias alimentares com processos essencialmente físicos ou físico-químicos (bolachas, sumos, óleos alimentares, entre outros)
    - Empresas de comercialização de material científico e tecnológico
    - Investigação Científica

          Estrutura do Curso:  
    O Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar está organizado num ciclo de estudos com a duração de dois anos, correspondendo a 120 ECTS. O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre integra: 1) um curso de especialização composto por um conjunto de unidades curriculares, também denominado curso de mestrado, a que correspondem 52% do total de créditos do ciclo de estudos; 2) uma dissertação de natureza científica, especialmente realizada com este propósito, que corresponde cerca de 48% do total de créditos previstos no presente ciclo de estudos. No final deste ciclo será atribuído um diploma de Mestre em Biotecnologia e Qualidade Alimentar.
       

Outro curso relacionado com Biotecnologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |