Mestrado em Construção

Solicite informação sem compromisso Universidade do Porto - FEUP - Faculdade de Engenharia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Construção - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Organização Tendo em vista as características particulares deste curso, considera-se importante efectuar uma explicação prévia dos aspectos mais relevantes da sua organização, de modo a ser possível uma mais fácil compreensão da informação exigida nas Normas Técnicas relativas à proposta de cursos de mestrado. Será importante salientar, desde já, as exigências de mobilidade (e custos associados) que os candidatos que participam neste Mestrado têm de suportar. A estrutura do Mestrado em Construção procura atingir um dos objectivos primordiais que presidiu à sua génese, ou seja, garantir um contacto intenso entre estudantes provenientes de realidades académicas, profissionais e sociais muito diversas. Deste modo, o curso desenvolve–se durante três semestres, sendo o primeiro dedicado à frequência, na FEUP, de um conjunto de unidades curriculares que garantam a necessária preparação fundamental, seguido de dois semestres com uma elevada componente de mobilidade, sendo o segundo subdividido em dois trimestres lectivos e o terceiro destinado à elaboração de uma Dissertação. As unidades curriculares do primeiro semestre são seleccionadas entre as disciplinas que fazem parte do Plano Curricular do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP. Os estudantes terão a possibilidade de escolher 6 unidades entre as 14 que, actualmente, fazem parte deste plano de estudos. No segundo semestre, e em cada um dos seus dois trimestres lectivos (geralmente Setembro–Dezembro e Janeiro–Março), os estudantes residirão numa das universidades parceiras, onde terão aulas e um período de exames no seu final. Estas universidades serão escolhidas pela Comissão de Acompanhamento do Curso (cf. Regulamento), procurando que uma seja do Norte da Europa e outra do Sul. Para optimizar os recursos necessários de implementar para a recepção a alunos e docentes, cada grupo de 2 universidades deverá manter–se por períodos de 3 anos. As aulas serão da responsabilidade do corpo docente do curso, deslocando–se à universidade de residência os professores originários das restantes universidades e envolvidos nas disciplinas em causa em cada trimestre. No semestre restante, os estudantes terão um período de residência na universidade do seu orientador, apresentando a sua Dissertação até final de Setembro do ano seguinte ao início do curso.
  • Titulação
    Mestrado em Construção
  • Conteúdo
    Descrição:

    Será fundamental que os candidatos compreendam que a frequência do curso envolve a permanência em 2 universidades europeias (Santander e Horsens), cujas despesas deverão ser por eles suportadas.

    O Mestrado em Construção / Master of Science in European Construction, que agora é proposto num enquadramento similar aos restantes cursos de Mestrado da FEUP e cumprindo a mais recente legislação, teve a sua génese em 1989, ocasião em que diversas universidades europeias assinaram um acordo de cooperação que permitiu o lançamento da primeira edição do curso. Os principais objectivos do curso são os seguintes:

    1. Fornecer aos estudantes os conhecimentos técnicos e de gestão necessários para o preenchimento de cargos de direcção no seio da indústria da construção europeia, operando num elevado nível de competência.

    2. Facilitar a mobilidade dos profissionais da construção através da Europa, desenvolvendo novos conhecimentos profissionais, incluindo idiomas.

    3. Transmitir os conhecimentos necessários para o trabalho em equipas internacionais.

    4. Desenvolver conhecimentos sobre as práticas de construção na Europa e soluções técnicas avançadas requeridas para solucionar problemas de construção.

    5. Organizar actividades que facilitem contactos entre profissionais da construção através da Europa.

    6. Reforçar a indústria de construção europeia como um conjunto.

    7. Estabelecer laços de trabalho comuns entre Universidades europeias, conduzindo à criação de actividades similares em outros campos tecnológicos e científicos.

Outro curso relacionado com construção

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |