Mestrado em Educação artística

Solicite informação sem compromisso Universidade de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Educação artística - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Implementar uma oferta formativa de qualidade nos agentes que prioritariamente actuam nos sistemas de referência da cultura e da educação estética e artística. Com efeito, pretende-se fornecer os instrumentos teóricos e práticos que possibilitam, numa perspectiva actualizada e global, uma intervenção nesta área do saber e da acção. Dinamizar a problematização de novas concepções de educação artística face às exigências da complexa e mutante sociedade contemporânea. Fornecer uma visão compreensiva do papel das artes no desenvolvimento da personalidade, dos processos de estruturação cognitivos e sócio-afectivos. Desenvolver a capacidade de criação e implementação de novos métodos e instrumentos de trabalho, bem como definir estratégias educativas no desenvolvimento da expressão, da criatividade e do pensamento visual.
  • Titulação
    Mestre em Educação artística
  • Conteúdo

    Conteudos Programáticos

    Teorias Pedagógicas da Educação Artística
    Arte e desenvolvimento educacional; teorias e mitologias da educação artística; contextos formais e não formais da educação da educação artística; escola, criança e artes plásticas. As abordagens educacionais da educação artística.

    Metodologia do Trabalho Científico
    Estrutura e desenvolvimento do trabalho científico; alcance e limites do conhecimento científico (abordagem epistemológica); métodos de pesquisa (estudos de caso, histórias de vida, pesquisa de campo, técnicas de observação, métodos de investigação histórica, pesquisa documental, métodos não interferentes e Internet).

    Teoria e Prática da Construção Plástica
    A construção do objecto plástico supõe uma reflexão teórica sobre os processos estruturantes implicados na prática. O conhecimento da cognição visual e a relação dos elementos da sua linguagem na construção plástica permitirão uma melhor consciencialização dos seus efeitos na produção do objecto, o que concretizaremos em projectos específicos, abrangendo todos os média.

    Teorias das Bibliotecas Digitais da Arte E-Learning
    A formação encontra-se estreitamente articulada à informação. Assim sendo, revela-se central pensar as transformações recentemente ocorridas nos processos de pesquisa, leitura e escrita na Internet, ou seja, ciber-literacia. Esta cadeira discute as fontes virtuais existentes nas bibliotecas digitais e reflecte sobre a formação que conduz à apreensão do novo conhecimento que emerge hoje nas redes de informação globais ou e-learning.

    Cultura Visual
    Cultura visual: definição de um conceito; Modernismo e Posmodernismo; Ecologia das imagens; Imagens e Interpretações; O sujeito como consumidor e produtor de imagens; A arte na educação para a compreensão da cultura visual; Geneologia da cultura visual: da arte à cultura; Diversidade e diferença; Cultura visual e interpretação; Cultura visual e educação escolar: construção do currículo; Educação, arte e cultura visual: divergências e confluências.

    Psicologia da Criatividade Artística
    Compreender o acto criador obriga a uma abordagem multivariada da criatividade, analisada nos seus aspectos cognitivos, conativos, afectivos e sociais na emergência do produto criativo. Contribuirão, ainda, para esta reflexão o conhecimento das particularidades da personalidade criadora e o modo como o potencial criativo se poderá desenvolver.

    Perspectivas Terapêuticas das Artes Plásticas
    Relações entre arte e arte-terapia. Contextos e condicionalismos do desenvolvimento da criatividade na criança. Família, grupo e comunidade no processo da arte-terapia. Técnicas de recolha: entrevista de diagnóstico e avaliação artística. Intervenção profissional em arte-terapia.

    Artes Plásticas e Novas Tecnologias
    A arte produzida e consumida na Internet possui novos contornos. Hoje, o e-commerce e o ciberconsumo instauram uma economia da fruição artística que se apoia em meios de comunicação e de informação onde a convergência e a hibridação constituem traços centrais. Esta cadeira interpela as relações de poder e os discursos inaugurados pela estetização do ciberespaço a nível global.

    Temas da Arte Contemporânea
    Abordagem de dois ou três temas de arte contemporânea portuguesa, da responsabilidade de especialistas na matéria, com especial ênfase naqueles que tenham tido implicações a nível da educação.

    Plano de Estudos


    Ano Lectivo 2006|07

    HORÁRIO  6ª Feira  Sábado
    1º e 2º semestre  10h00 às 20h00  9h00 às 13h00

     


    1º Ano do mestrado

    1º SEMESTRE | DISCIPLINAS E DOCENTES  OB/OP  T/TP  H  UC
    Modernidade Pedagógica: Genealogia e Práticas
    Professor Doutor Jorge Ramos do Ó  O  T  2/30  2/6
    Teorias Pedagógicas da Educação Artística
    Professor Doutor João Pedro Fróis  O  T  2/30  2/6
    Metodologias do Trabalho Científico
    Professora Associada Margarida Calado  O  T  2/30  2/6
    Teoria e Prática da Construção Plástica
    Professora Doutora Anabela Mendes  O  TP  3/44  2/6
    Didácticas do Desenho
    Professor Associado Agregado António Pedro Ferreira Marques  OP  T  2/30  2/6
    Didácticas do Pensamento Plástico
    Informação brevemente disponível  OP  T  2/30  2/6
    Teorias das Bibliotecas Digitais da Arte E-Learning
    Professor Associado Hugo Ferrão / Professor Doutor Pedro de Andrade  OP  T  2/30  2/6

     
     
     
     
    2º SEMESTRE | DISCIPLINAS E DOCENTES  OB/OP  T/TP  H  UC
    Cultura Visual
    Professor Auxiliar Convidado José Fernandes Dias  O  T  2/30  2/6
    Psicologia da Criatividade Artística
    Professora Doutora Anabela Mendes  O  TP  2/30  2/6
    Perspectivas Terapêuticas das Artes Plásticas
    Professor Auxiliar João Peneda  O  T  2/30  2/6
    Artes Plásticas e Novas Tecnologias
    Professor Associado Hugo Ferrão / Professor Doutor Pedro de Andrade  O  T  3/44  2/6
    Temas da Arte Contemporânea
    Professora Associada Cristina Azevedo Tavares  OP  T  2/30  2/6
    Educação Artística em Museus e Centros de Arte
    Professor Doutor João Pedro Fróis  OP  T  2/30  2/6
    Outra disciplinas de outros programas de mestrado da Universidade de Lisboa  OP  T  2/30  2/6

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |