Home > Mestrado > Química > Évora - Évora > Mestrado em Engenharia Química - Évora - Évora - Évora

Mestrado em Engenharia Química

Solicite informação sem compromisso UE - Universidade de Évora

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Química - Presencial - Évora - Évora - Évora

  • Objectivos
    Este curso pretende complementar a formação de primeiro ciclo em Engenharia Química, de modo a conceder no fim dos dois ciclos de estudos o grau de mestre em Engenharia Química, numa perspectiva de engenheiro de concepção, com capacidade de reconhecimento pelas ordens profissionais do espaço europeu. Tendo por base a formação adquirida em primeiro ciclo, é objectivo deste ciclo a formação de mestres detentores de uma sólida formação científica e técnica e um conjunto de competências que lhes permita: a) Possuir um elevado grau de autonomia para, com base nos conhecimentos adquiridos, inovar e propor soluções para problemas novos; b) Ter capacidade de integrar conhecimentos, exercer actividades em equipas multidisciplinares e assumir funções de coordenação de trabalhos; c) Ser capaz de comunicar, colaborar e dialogar com especialistas de áreas muito diversas; d) Contribuir para a preservação e recuperação do meio ambiente e o correcto atendimento a factores de natureza social e ética; e) Ser capaz de se envolver no estudo de sistemas de dimensões muito diferentes - desde o nível molecular até à escala das grandes indústrias - e portanto com metodologias de abordagem muito diversas; f) Ter capacidade de participar activamente na investigação e desenvolvimento de novos produtos/processos.
  • Dirigido a
    O curso foi desenhado para licenciados em Engenharia Química. No entanto, a ele podem ter acesso, detentores de outras licenciaturas afins, mediante apreciação do curriculum vitae do aluno.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia Química
  • Conteúdo
    Este mestrado tem como objectivo proporcionar aos mestrandos uma formação avançada em diversas áreas da química moderna, complementada com a formação em áreas de economia, de gestão ou de marketing, criando assim competências científicas capazes de responder a solicitações individuais, empresariais ou institucionais.

    Espera-se que os Mestres em Química Aplicada adquiram uma formação tecnológica avançada de forma a poder dar um contributo significativo para uma economia orientada para empresas com base científico-tecnológica.

    Como tal, são objectivos específicos do Mestrado em Química Aplicada:

    Proporcionar uma formação avançada, sólida e actualizada em áreas chave da química como, por exemplo, química orgânica, produtos naturais, química organometálica, novos materiais e química-física, que prepare os estudantes para posições de liderança numa carreira em Química ou áreas afins.
    Oferecer uma abordagem interdisciplinar, de modo a proporcionar uma visão integradora de conhecimentos em áreas tradicionais e emergentes.
    Estimular o desenvolvimento de actividades e inter-relações entre investigação em química básica e aplicada.
    Dotar os alunos de uma capacidade de aprendizagem autónoma, bem como de espírito crítico, versatilidade e criatividade que lhes permita enfrentar os desafios de um meio tecnológico.
    Proporcionar a formação académica necessária para o prosseguimento de estudos do 3º ciclo (doutoramento) em Química e áreas afins.
    O plano de estudos compreende, no primeiro semestre, um conjunto abrangente de unidades curriculares científicas avançadas que complementam as unidades curriculares de química fornecidas no 1º ciclo, seguido de um segundo semestre em que os alunos optarão por um conjunto de unidades curriculares numa das áreas chave de química, complementada com unidade curricular fora da área da Química mas importante para a sua integração em unidades empresariais ou institucionais, dentro do espírito de Bolonha que encoraja o aluno a frequentar unidades curriculares de áreas científicas diferentes das do curso.

Outro curso relacionado com Química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |