Home > Mestrado > Engenharia > Covilhã > Mestrado em Engenharia Têxtil - Covilhã - Castelo Branco

Mestrado em Engenharia Têxtil

Solicite informação sem compromisso UBI - Universidade da Beira Interior

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Têxtil - Presencial - Covilhã - Castelo Branco

  • Objectivos
    Objectivos Educativos e Profissionais Os objectivos educativos que orientam a formulação do Mestrado em Engenharia Têxtil são a formação global e sistematizada, a nível superior, de profissionais com competências de concepção e chefia para contribuírem para a modernização e reestruturação das Indústrias Têxtil e do Vestuário Nacionais de modo a serem competitivas no mercado global e: 1) Capazes de, com base nos conhecimentos científicos e multidisciplinares adquiridos, desenvolverem trabalhos de investigação. 2) Capazes de aplicarem os conhecimentos no desenvolvimento de soluções de engenharia de concepção ou de gestão de produto e/ou logística perante propostas concretas de clientes, em contexto multidisciplinar e em função dos materiais e tecnologias disponíveis, fundamentando as suas decisões. 3) Capazes de realizarem investigação ou estudos aplicados para desenvolverem conhecimento de suporte às soluções de projectos complexos e inovadores, nomeadamente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para mercados muito exigentes ou na concepção de tecidos, malhas ou vestuário de elevada tecnologia, ao nível dos materiais e das funcionalidades. 4) Capazes de assumir as responsabilidades da Chefia Técnica, da Gestão de Produto ou da Gestão Logística em qualquer empresa da fileira têxtil e vestuário. 5) Com competências para transmitir de uma forma clara as conclusões das investigações, desenvolvimentos ou raciocínios sobre projectos, quer aos membros da equipa, quer aos clientes, quer ainda ao público em geral. 6) Com competências para uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma, nomeadamente para prosseguir estudos de doutoramento, adquirindo conhecimentos que lhes permitem alcançar patamares profissionais de investigação e de docência no ensino superior. Estes objectivos educativos, visam também a adequação a um leque de saídas profissionais. Os especialistas em engenharia têxtil qualificados pelo Mestrado em Engenharia Têxtil poderão desenvolver as suas actividades integrados em empresas industriais ou comerciais e em empresas de consultoria, ou ainda em organismos de Estado ou na docência.
  • Dirigido a
    Saídas Profissionais As capacidades científicas, tecnológicas e de gestão desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso, permitirão aos pós-graduados gerir estratégias industriais, produtos ou logística; liderar projectos de engenharia de tecidos, malhas, vestuário e têxteis técnicos; ou chefiar tecnicamente todas as secções produtivas da fileira da ITV, com destaque para as intervenções no processo produtivo. A profissão decorrerá em empresas têxteis de fios, malhas ou tecidos, ou em empresas de confecção de tecido ou malha, convencionais ou de elevada tecnologia, gabinetes de consultoria ou ainda em empresas de distribuição de vestuário.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia Têxtil
  • Conteúdo

    Plano de Estudos

    1º Ano | 1º Semestre
    Opção Desenvolvimento do Produto
    Engenharia de Malhas
    Física Têxtil
    Têxteis de Alta Tecnologia
    Opção 1 – Materiais Têxteis ou Mecânica dos Materiais I
    Opção 2 – Processos de Confecção ou Tecnologia de Fiação
    Opção Enobrecimento
    Colorimetria
    Polímeros Têxteis
    Teoria da Tinturaria
    Têxteis de Alta Tecnologia
    Opção – Materiais Têxteis ou Métodos Instrumentais de Análise

    1º Ano | 2º Semestre
    Opção Desenvolvimento do Produto
    Engenharia de Tecidos
    Logística e Distribuição
    Têxteis Técnicos
    Opção 3 – Instrumentação Electrónica ou Modelagem e Corte
    Opção 4 – Métodos de Produção de Vestuário ou Tecnologia de Tecelagem
    Opção Enobrecimento
    Biotecnologia Aplicada
    Logística e Distribuição
    Tecnologia de Tinturaria
    Tecnologia do Acabamento
    Têxteis Técnicos

    2º Ano | 1º Semestre
    Opção Desenvolvimento do Produto
    Automação e Controlo Têxteis
    Gestão da Qualidade Aplicada
    Gestão de Produto
    Trabalho de Engenharia Têxtil
    Opção Enobrecimento
    Ambiente e Ecologia
    Gestão da Qualidade Aplicada
    Tecnologia de Tinturaria e Estamparia
    Trabalho de Engenharia Têxtil

    2º Ano | 2º Semestre
    Opção Desenvolvimento do Produto e Opção Enobrecimento
    Trabalho de Engenharia Têxtil

Outro curso relacionado com Engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |