Home > Mestrado > História > Angra do Heroísmo > Mestrado em Ética da Vida - Angra do Heroísmo - Açores

Mestrado em Ética da Vida

Solicite informação sem compromisso Universidade dos Açores

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Ética da Vida - Presencial - Angra do Heroísmo - Açores

  • Objectivos
    O crescente reconhecimento da importância da Ética da Vida tem sido acompanhado por uma paralela exigência da apreciação ética de uma multiplicidade de questões em diversas áreas académico-profissionais, sobretudo nas áreas da prestação de cuidados de saúde, da investigação biomédica, do relacionamento do Homem com os animais desde a experimentação animal à exploração pecuária, e da gestão e preservação de recursos ambientais. Ao mesmo tempo importa considerar que a Ética da Vida é um domínio da reflexão e da prática relativamente recente em que a formação superior só há escassos anos se iniciou em algumas universidades portuguesas, pelo que se verifica uma notória escassez de recursos humanos com competência neste domínio. Estes dois factores têm contribuído para a proliferação de algum amadorismo que importa contrariar com formação específica a nível pós-graduado. O Curso de Mestrado em Ética da Vida que agora se apresenta, apoiado por um ciclo alargado de estudos superiores neste domínio, será decisivo para a necessária e urgente formação complementar em Ética da Vida para uma diversidade significativa de profissionais.
  • Dirigido a
    Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado e ao Curso de Pós-graduação ou Estudos Especializados em Ética da Vida: os titulares de grau de licenciado ou habilitação legalmente equivalente; os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pela comissão científica e ratificado pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização dos estudos a que o candidato se propõe. Podem inscrever-se no Curso de Estudos Aprofundados em Ética da Vida: os titulares de grau de licenciado ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulação
    Mestre em Ética da Vida
  • Conteúdo

    O Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Ética da Vida, inscrito na área científica da Bioética, é constituído por seis "módulos curriculares", cada um deles incluindo diversas "unidades curriculares", a que correspondem diferentes tempos lectivos.

    Designamos por "módulos curriculares" um amplo domínio temático específico no âmbito da Bioética; e designamos por "unidades curriculares" as subtemáticas fundamentais por que cada um dos "módulos curriculares" se desdobra.

    Fundamentos da Ética e da Bioética
    -Ética filosófica e Éticas Aplicadas
    -Correntes do Pensamento Bioético
    -Ética e Ciência

    Ética Biomédica I: no princípio da vida humana
    -Ética e Sexualidade
    -O Início da Vida Humana
    -Contracepção e Infertilidade
    -Ética e Pediatria

    Ética Biomédica II:cuidados de saúde
    -Ética e Doenças Crónicas
    -Ética e Doenças Infecciosas
    -Ética, Saúde e Psicologia
    -Sistema de Saúde e Distribuição de Recursos

    Ética Biomédica III: no fim da vida humana
    -Qualidade de Vida
    -Vida Humana em Fase Terminal
    -Cuidados Intensivos
    -Cuidados Paliativos

    Ética e Biotecnologia
    -Criação e Evolução
    -Genética, Biologia Molecular e Microbiologia
    -Clonagem e Células Estaminais
    -Ética e Ambiente
    -Ética e Animais


    Comissões de Ética e Sociedade
    -Ética e Investigação Biomédica
    -Comissões de Ética
    -Bioética Ensino e Sociedade
    -O Debate Bioético

Outro curso relacionado com História

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |