Mestrado em Gestão

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Gestão - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O Mestrado em Gestão da FEUC oferece uma formação avançada num conjunto de temáticas da gestão, caracterizando-se pela sua diversidade e flexibilidade: diversidade, porquanto oferece um leque variado de disciplinas, em que as áreas da Gestão se entrecruzam com a Contabilidade, o Direito e as Tecnologias da Informação; flexibilidade, porquanto existem apenas 4 disciplinas obrigatórias, podendo o aluno escolher livremente as restantes. Caso o aluno opte por um conjunto de disciplinas de uma mesma área (ver Plano de Estudos.), poderá obter a respectiva especialização. A flexibilidade do plano de curso permite ainda aos alunos seguir um percurso mais orientado para a actividade de investigação (com uma disciplina de Metodologia da Investigação e uma Dissertação de Mestrado, ou em alternativa, um percurso mais ligado a uma maior especialização, com um estágio integrado. O mestrado visa os seguintes objectivos: • Formar profissionais capazes de assumir responsabilidades de gestão nas mais variadas organizações. • Contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e empíricos, tendo em vista a criação de um conjunto de competências, nomeadamente: - Dominar os conceitos de um conjunto de áreas da gestão – Finanças, Contabilidade, Marketing e Estratégia, Gestão de Operações, Liderança, Gestão de Informação – e ser capaz de aplicá-los em contextos d - Participar em processos de tomada de decisão de âmbito estratégico; - Ser capaz de promover e gerir processos de mudança; - Desenvolver capacidades de comunicação de conhecimentos e justificação de decisões perante interlocutores com níveis diferentes de responsabilização na organização; - Adquirir autonomia para uma aprendizagem ao longo da vida; - Ser capaz de desenvolver trabalhos num contexto de investigação;
  • Titulação
    Mestre
  • Conteúdo

    Estrutura Curricular, Grau e Diploma
    - O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 4 semestres.

    - Admite duas vias curriculares:
    Via de especialização científica, mais orientada para a actividade de pesquisa e conducente à elaboração de dissertação de mestrado.
    Via de especialização profissionalizante, com um percurso ligado a uma maior especialização, com estágio integrado ou projecto profissionalizante.

    O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou estágio, que totalizam 120 ECTS.

    Assim, na primeira variante – Investigação – , a obtenção do Grau de Mestre passa, pela obtenção de 60 ECTS na parte lectiva e a conclusão, com êxito, da respectiva dissertação (correspondente a 60 ECTS e com uma duração de 2 semestres).

    Na segunda variante – Profissional -, a obtenção do Grau de Mestre implica a obtenção de 78 ECTS na parte lectiva (correspondente a 3 semestres) e a realização, com aproveitamento, de um estágio ou projecto profissionalizante, com uma duração de 5 meses e correspondente a 42 ECTS. Aos alunos que completem apenas o 1º ano do segundo ciclo (24 ECTS de u.c. obrigatórias acrescidas de 36 ECTS de u.c. opcionais), será concedido um “Diploma de Estudos Aprofundados” em Gestão com ou sem indicação de uma especialidade, dependendo das opções escolhidas.

    A estrutura curricular é composta de um conjunto de quatro unidades curriculares obrigatórias (24 ECTS), as quais proporcionam competências abrangentes acerca de temas da Decisão, da Estratégia, das Finanças e da Logística, e de unidades curriculares optativas, a escolher entre um leque variado de disciplinas de especialização, organizadas em blocos indicativos coerentes.

    Independentemente da variante escolhida no 2º ciclo, o aluno poderá optar por ver mencionado no seu suplemento ao diploma a indicação de ter realizado uma especialização, desde que para o efeito tenha obtido aprovação em 5 disciplinas definidas para essa área de especialização. As áreas de especialização são as seguintes:
    • Marketing
    • Finanças
    • Estratégia e Liderança
    • Gestão de Informação
    • Gestão de Operações
    • Contabilidade
    • Organizações Públicas

Outro curso relacionado com gestão de empresas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |