Mestrado em Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Responder às necessidades de formação científica, pedagógica, e profissional que o processo de supervisão coloca nos domínios de intervenção em educação física, treino desportivo e exercício e bem-estar.
  • Dirigido a
    Professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, profissionalizados, portadores do grau académico de Licenciatura em Educação Física, Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto ou habilitação equivalente, exercendo funções de: * Orientação de Estágio Pedagógico de Educação Física; * Inspecção Pedagógica; * Coordenação de Departamento Curricular / Grupo de EF; * Coordenação de Desporto Escolar; * Coordenação de Direcção de Turma; * Coordenação ou gestão pedagógica em serviços relacionados com a Educação Física e o Desporto Escolar; * Docência do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
  • Titulação
    Master em Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto
  • Conteúdo

    O exercício da prática profissional, no domínio da educação física, do treino desportivo ou do exercício e saúde, não é uma mera aplicação de conhecimentos e técnicas. Trata-se de uma actividade de elevado nível de complexidade que implica conhecimentos e responsabilidades, cujo exercício reclama apoio e supervisão – esta a problemática em foco neste curso.

    A qualidade da prática profissional exige não só o conhecimento da área da especialidade mas também decisão estratégica, em função das variáveis do público-alvo, do contexto, de processo e de produto. Isto implica um desempenho marcado pela reflexão e a regulação das práticas.

    Este trabalho exige uma atitudes crítica e prepositiva, capacidade de elaboração teórica, de investigação, de intervenção e avaliação, para que os problemas e as soluções promovam a melhoria do serviço prestado aos praticantes e também para sustentar a qualificação das práticas e o desenvolvimento profissional.

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Habilita para desempenhar o papel de supervisor, nas diferentes áreas de intervenção profissional: na escola, no clube, na autarquia, no ginásio, etc.
    DISSERTAÇÃO
    Os trabalhos de pesquisa centram-se nas seguintes linhas de investigação:

        * A construção da profissão;
        * O sucesso em Educação Física e Desporto;
        * As mudanças na Educação Física e Desporto.

     

    Perfil de Competências do Curso de Especialização

    Pretende-se que, após a aprovação no Curso de Especialização (os dois primeiros semestres do Mestrado), os diplomados estejam aptos a:

       1. Diagnosticar necessidades e problemas de formação de Professores de Educação Física, a partir da análise das práticas educativas em contexto escolar, considerando as orientações de política educativa, as dinâmicas institucionais da escola, bem como as tendências científicas, técnicas e deontológicas da especialidade;
       2. Projectar e organizar processos de formação em serviço para professores de Educação Física, centrados na elevação das capacidades pedagógicas dos docentes, tendo por referência a melhoria das aprendizagens dos alunos, o impacto das actividades escolares na comunidade, bem como a qualificação dos professores, no quadro da carreira docente;
       3. Programar e realizar actividades de formação em serviço, centradas na inovação e desenvolvimento das práticas escolares, projectando a elevação da qualidade das actividades curriculares e de complemento curricular;
       4. Organizar e aplicar processos de avaliação formativa do desempenho dos Professores de Educação Física, bem como de avaliação das actividades e programas de formação em serviço e dos respectivos resultados, quer no âmbito individual, quer no âmbito institucional;
       5. Projectar uma investigação sobre a formação em serviço de professores (projecto centrado na análise das actividade escolares em geral e da prática pedagógica em especial) no sentido de confirmar ou formular hipóteses de pesquisa relevantes, através de metodologias adequadas e exequíveis, para um melhor conhecimento e compreensão dos processos de formação em serviço, da supervisão pedagógica, da gestão e avaliação da formação e da relação da formação com o desenvolvimento do currículo e a qualidade das práticas escolares.

Outro curso relacionado com educação física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |