Mestrado Integrado em Bioengenharia

Solicite informação sem compromisso Universidade do Porto - FEUP - Faculdade de Engenharia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado Integrado em Bioengenharia - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Este curso, da inciativa conjunta da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), baseia-se na formação através de um Mestrado integrado de 5 anos, previsto na recente Lei de Bases do Sistema Educativo (acordo de Bolonha). A designação escolhida para o curso (BioEngenharia) pretende englobar as diferentes aplicações de Engenharia incluídas nesta formação, conhecidas internacionalmente por Engª Biológica e Engª Biomédica, que correspondem a mercados de trabalho em parte diferenciados, mas com formação inicial de base comum.

    Visa preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspectivas da engenharia de processos e da engenharia molecular.

    O curso oferece três Ramos ou Especializações (Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia Molecular), após um Tronco Comum de 2 anos. Os dois primeiros Ramos estão centrados na Faculdade de Engenharia, enquanto o terceiro Ramo está centrado no ICBAS.
  • Titulação
    Mestrado Integrado em Bioengenharia
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:Ramo Engenharia Biomédica ? instrumentação biomédica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, dispositivos médicos (próteses externas e internas), engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa) telemedicina, bioinformática, robótica médica (cirurgia minimamente invasiva), e biónica.Ramo Engenharia Biológica - indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, alimentar, cosméticos, aromas) e de valorização de materiais naturais (madeira, couro, materiais e produtos de origem marinha), ambiente e saúde ambiental (tratamento de resíduos contaminados, qualidade ambiental em unidades hospitalares e empresas da área da saúde).Ramo Biotecnologia Molecular ? sectores onde é prioritário a concepção e desenvolvimento de novos produtos com base em biologia molecular, particularmente fármacos e sistemas de diagnóstico.Ligação ao tecido económico-social:Para além de estar prevista, desde o 1º ano do curso, a oferta de palestras informais proferidas por convidados do tecido empresarial e de unidades de saúde, o Plano de Curso contempla um estágio curto de ambientação profissional no 3º ano e um Estágio semestral no final do 5º ano.

Outro curso relacionado com bioengenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |