Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas de Comunicação, Marketing, Organização de Eventos, Protocolo e Relações Públicas.
Destinatários
Esta pós-graduação interessa:
- A profissionais de comunicação e marketing que pretendam melhorar as suas competências;
- A recém-licenciados nas áreas de jornalismo, comunicação e marketing que pretendam uma especialização em assessoria de comunicação;
- A técnicos de comunicação em geral.
Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.
Metodologia
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores - cientes de que como explica Edgar Morin1: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir dos conhecimentos.
Execução Pedagógica
Exposição oral documentada informaticamente e com bibliografia específica.
Aulas práticas, utilizando estratégias de dinâmica de grupo, nas áreas da comunicação interpessoal, discurso, protocolo e organização de eventos.
Seminários temáticos com orientadores qualificados.
Avaliação
O método de avaliação será o da avaliação contínua. A classificação final resultará da média ponderada: Participação proativa nas aulas 25%; Ensaio final, com defesa oral, 75% e a concluir até 9 de Junho. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Módulos
COMUNICAÇÃO (84 horas)
Docentes: Custódio Oliveira, João Paulo Meneses, André Oliveira, Idalina Correia, Isabel Martins.
- Conceptualização: principais teorias e modelos de comunicação (Palo Alto, Lasswell, Wolton…);
- Estratégias de comunicação (Teoria dos Jogos e novas teorias estratégicas)
- Comunicação interpessoal: antropologia da comunicação, a construção da realidade e os gestos do diálogo. A dualidade Watzlawick / Wolton.
- A comunicação organizacional: papel, fins, modelos estruturais. A comunicação interna e externa. Da globalização à glocalização.
- A comunicação mediática ou como colocar de forma eficiente as nossas notícias. As diversas estratégias e os meios. As relações assessor / organização jornalista /media.
- Comunicação em situações de crise: modelos estratégicos, gabinete de crise, opções estudadas e experimentadas.
- Comunicação discurso: expressão corporal, escrever o discurso, apresentar / dizer o discurso.
- Comunicação digital: importância, formas, meios e funcionamento das interação às redes sociais.
- A comunicação estratégica. A imagem e a mensagem.
- Organização dos gabinetes de comunicação no sector público e municipal, no sector privado e nas organizações de economia social.
- Os meios próprios da comunicação organizacional.
- Elaboração de Planos de Comunicação, como elaborar e gerir.
- Teoria da comunicação por processos.
- Especificidades da comunicação política e da comunicação eleitoral.
- A multifuncionalidade do técnico de comunicação.
MARKETING (52 horas)
Docentes: Carlos Alberto, Tiago Alves e Idalina Correia
- Conceptualização: origem etimológica, história do marketing.
- O Marketing e os mercados económicos, financeiros e políticos, a análise dos mercados.
- Marketing estratégico. Marketing de produtos, de serviços e de territórios.
- O marketing de venda e os princípios estratégicos. A qualidade, o serviço e o valor.
- O marketing pessoal.
- Da importância e planeamento do citymarketing.
- O marketing empresarial e municipal. A marca.
- A elaboração da estratégia de marketing. O marketing e a gestão. O marketing e a concorrência.
- O marketing digital.
- Marketing e publicidade. Marketing e comunicação.
RELAÇÕES PÚBLICAS (34 horas)
Docentes: Isabel Martins, e Ana Lemos
- Bases Conceptuais e história da RP.
- RP e comunicação.
- RP e comunicação interpessoal.
- Organização de eventos para públicos internos e externos.
- Especificidades de eventos: reuniões, congressos, convenções, seminários, workshop, exposição, painel, road-show...
- Plano de elaboração de eventos.
- Protocolo.