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Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

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Comentários sobre Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Fornecer conhecimentos de excelência e de 3º grau, numa perspectiva teórico-prática, nas áreas da comunicação e do marketing.



    · Apreender e compreender o funcionamento do sistema mediático a partir do ângulo daqueles que precisam de o utilizar com eficiência no exercício de funções profissionais;



    · Conhecer as tecnologias e inovações essenciais nas áreas da comunicação e do marketing.



    · Aprofundar os conceitos e as metodologias referentes a comunicação de crise, comunicação empresarial, comunicação e marketing político
  • Dirigido a
    Licenciados em jornalismo e comunicação vocacionados para o exercício profissional de assessor e técnico de comunicação;



    · Profissionais de gabinetes de comunicação ou imprensa de empresas, de câmaras municipais, de instituições públicas e privadas, desde que possuidores de uma licenciatura ou um grau afim[1].



    · Vereadores e pessoas similares com responsabilidade nas áreas da comunicação;
  • Titulação
    A ESJ passará um diploma de pós-graduação ou de Curso de Especialização (alunos sem grau académico), em comunicação e marketing a todos os que concluírem o curso com aproveitamento e que tenham obtido pelo menos 20 créditos (relativos à frequência das aulas) e 10 créditos relativos aos projectos que cada aluno terá que elaborar.
  • Conteúdo
    Objetivos
    Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas de Comunicação, Marketing, Organização de Eventos, Protocolo e Relações Públicas.


    Destinatários
    Esta pós-graduação interessa:
    • A profissionais de comunicação e marketing que pretendam melhorar as suas competências;
    • A recém-licenciados nas áreas de jornalismo, comunicação e marketing que pretendam uma especialização em assessoria de comunicação;
    • A técnicos de comunicação em geral.

    Condições de inscrição
    Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.


    Metodologia
    Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores - cientes de que como explica Edgar Morin1: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir dos conhecimentos.


    Execução Pedagógica
    Exposição oral documentada informaticamente e com bibliografia específica.
    Aulas práticas, utilizando estratégias de dinâmica de grupo, nas áreas da comunicação interpessoal, discurso, protocolo e organização de eventos.
    Seminários temáticos com orientadores qualificados.


    Avaliação
    O método de avaliação será o da avaliação contínua. A classificação final resultará da média ponderada: Participação proativa nas aulas 25%; Ensaio final, com defesa oral, 75% e a concluir até 9 de Junho. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


    Módulos

    COMUNICAÇÃO (84 horas)
    Docentes: Custódio Oliveira, João Paulo Meneses, André Oliveira, Idalina Correia, Isabel Martins.
    • Conceptualização: principais teorias e modelos de comunicação (Palo Alto, Lasswell, Wolton…);
    • Estratégias de comunicação (Teoria dos Jogos e novas teorias estratégicas)
    • Comunicação interpessoal: antropologia da comunicação, a construção da realidade e os gestos do diálogo. A dualidade Watzlawick / Wolton.
    • A comunicação organizacional: papel, fins, modelos estruturais. A comunicação interna e externa. Da globalização à glocalização.
    • A comunicação mediática ou como colocar de forma eficiente as nossas notícias. As diversas estratégias e os meios. As relações assessor / organização jornalista /media.
    • Comunicação em situações de crise: modelos estratégicos, gabinete de crise, opções estudadas e experimentadas.
    • Comunicação discurso: expressão corporal, escrever o discurso, apresentar / dizer o discurso.
    • Comunicação digital: importância, formas, meios e funcionamento das interação às redes sociais.
    • A comunicação estratégica. A imagem e a mensagem.
    • Organização dos gabinetes de comunicação no sector público e municipal, no sector privado e nas organizações de economia social.
    • Os meios próprios da comunicação organizacional.
    • Elaboração de Planos de Comunicação, como elaborar e gerir.
    • Teoria da comunicação por processos.
    • Especificidades da comunicação política e da comunicação eleitoral.
    • A multifuncionalidade do técnico de comunicação.

    MARKETING (52 horas)
    Docentes: Carlos Alberto, Tiago Alves e Idalina Correia
    • Conceptualização: origem etimológica, história do marketing.
    • O Marketing e os mercados económicos, financeiros e políticos, a análise dos mercados.
    • Marketing estratégico. Marketing de produtos, de serviços e de territórios.
    • O marketing de venda e os princípios estratégicos. A qualidade, o serviço e o valor.
    • O marketing pessoal.
    • Da importância e planeamento do citymarketing.
    • O marketing empresarial e municipal. A marca.
    • A elaboração da estratégia de marketing. O marketing e a gestão. O marketing e a concorrência.
    • O marketing digital.
    • Marketing e publicidade. Marketing e comunicação.

    RELAÇÕES PÚBLICAS (34 horas)
    Docentes: Isabel Martins, e Ana Lemos
    • Bases Conceptuais e história da RP.
    • RP e comunicação.
    • RP e comunicação interpessoal.
    • Organização de eventos para públicos internos e externos.
    • Especificidades de eventos: reuniões, congressos, convenções, seminários, workshop, exposição, painel, road-show...
    • Plano de elaboração de eventos.
    • Protocolo.

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