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Especialização em Gestão Comercial e Marketing - Online

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  • Conteúdo
    Especialização em Gestão Comercial e Marketing.
    • Duração: 270h (4 meses)
    • Programa: 7 módulos
    • Preço promocional: 1490€
    • Preço: 1650€
    Resumo:

    A situação económica atual, a evolução tecnológica e o desenvolvimento incessante de novos produtos, obrigam as empresas a sustentarem o seu crescimento na reformulação de toda a estratégia comercial.

    O sucesso de uma organização é o resultado de uma estratégia bem definida e do trabalho conjunto efetuado pelas diferentes áreas da empresa. Este trabalho integrado é fundamental e aplica-se também à área comercial e à área de marketing.

    A eficácia do Departamento Comercial desempenha, quase sempre, um papel essencial no sucesso ou insucesso comercial de uma empresa. A estratégia de Marketing mais elaborada arrisca-se a falhar se não for apoiada, no terreno, por uma equipa comercial competente, motivada e formada.

    A Especialização em Gestão Comercial e Marketing foi desenhada por uma equipa de especialistas com experiência e know-how em diferentes empresas, de distintos setores e dimensões, e visa dotar os alunos de competências técnicas indispensáveis ao exercício de funções de relevo nas diferentes áreas empresariais, promovendo o progresso profissional não só na área das vendas, como em todas as que estão relacionadas, nomeadamente o Marketing.

    Objetivos:

    Gerais:

    Adquirir e/ou atualizar conhecimentos e competências para a Direção e Liderança de equipas comerciais.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
    - Proporcionar as competências necessárias para os cargos de Gestão de Clientes, Coordenação ou Direção Comercial;
    - Compreender e relacionar os principais conceitos económicos;
    - Identificar os aspetos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
    - Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;
    - Conhecer as diferentes etapas que possibilitam realizar negociações comerciais com sucesso;
    - Desenvolver competências no relacionamento com os clientes, com o objetivo de estabelecer relações de parceria contínuas;
    - Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
    - Conhecer conceitos, técnicas e ferramentas que apoiam a gestão da área comercial.

    Conteúdos Programáticos:

    Módulo 1

    1. Fundamentos de economia
    1.1 Economia: âmbito do estudo e conceitos fulcrais
    1.2 Necessidades e tipos de consumo
    1.3 Produção de bens e serviços
    1.4 Comércio e moeda
    1.5 Preços e inflação
    1.6 Mercados
    1.7 Poupança e Investimento
    1.8 Contabilidade Nacional
    1.9 Relações económicas com o resto do mundo
    1.10 Funções/Intervenção do Estado na Economia

    Módulo 2

    2. Marketing
    2.1 Introdução ao Marketing
    2.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
    2.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
    2.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
    2.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
    2.6 Estratégia de posicionamento
    2.7 Gestão de Marcas
    2.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
    2.9 Introdução ao Marketing Digital
    2.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

    Módulo 3

    3. Técnicas de vendas e gestão comercial
    3.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
    3.2 Função Comercial e o processo de venda
    3.3 O cliente e o processo de compra
    3.4 O Processo de pré-venda
    3.5 O Processo de venda
    3.6 O Processo de pós-venda

    Módulo 4

    4. Negociação comercial
    4.1 Conceitos Básicos de Negociação
    4.2 O perfil do Negociador
    4.3 Comunicação eficaz (Técnicas de PNL)
    4.4 O processo e as fases da Negociação
    4.5 Estratégias e táticas de negociação
    4.6 Negociação Internacional

    Módulo 5

    5. Fidelização de clientes
    5.1 Introdução
    5.2 Fatores que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização
    5.3 Técnicas de fidelização
    5.4 Instrumentos de medição da satisfação do cliente

    Módulo 6

    6. Gestão de Reclamações
    6.1 Significado e consequências de uma reclamação
    6.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
    6.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
    6.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
    6.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
    6.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes

    Módulo 7

    7. Gestão do departamento comercial
    7.1 Introdução à Gestão das Vendas
    7.2 O Gestor da Força de Vendas (Vendas, Marketing e Recursos Humanos)
    7.3 Organização de um Departamento Comercial
    7.4 Gestor da Força de Vendas como Gestor de Recursos Humanos
    7.5 Liderança e Motivação da Equipa Comercial
    7.6 Planeamento da Ação Comercial
    7.7 Monitorização e Avaliação da Equipa Comercial
    7.8 Aplicação de um sistema de CRM
    7.9 Planeamento e implementação de CRM

    Metodologia:

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
      • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação);
      • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    Processo de admissão:

    Pré-requisitos:

    Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

    Seleção:

    Análise do Curriculum Vitae
    Certificado de Habilitações

    Documentos a enviar após inscrição:

    Documento comprovativo do pagamento do curso

    Público-alvo:
    • Profissionais da área Comercial, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos.
    • Profissionais da área de Comunicação, Marketing e Gestão que pretendam complementar a sua formação com conhecimentos específicos da área comercial.
    • Empreendedores e Gerentes de PME´s que pretendam conhecer técnicas de venda e gestão comercial para obter um maior sucesso nos seus processos comerciais.
    • Todos os profissionais que pretendam desenvolver rapidamente os seus conhecimentos e competências de gestão de clientes e direção comercial.
    Certificado:

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da pós-graduação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

    Certificado de Especialização em Gestão Comercial e Marketing emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    Tecnologia:

    Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

    Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

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