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Especialização Pós-Universitária em Gestão Comercial e Marketing - Online

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  • Conteúdo
    Especialização Pós-Universitária em Gestão Comercial e Marketing.

    Carga horária: 300 horas

    Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Gestão Comercial, Gestão e Administração, Marketing e Publicidade

    Resumo.

    A Especialização em Gestão Comercial e Marketing foi desenhada por uma equipa de especialistas com experiência e know-how em diferentes empresas, de distintos setores e dimensões, e visa dotar os alunos de competências técnicas indispensáveis ao exercício de funções de relevo nas diferentes áreas empresariais. Sendo assim, promove o progresso profissional do e-aluno não só na área das vendas, como em todas as que estão relacionadas, nomeadamente o Marketing.

    O sucesso de uma organização é o resultado de uma estratégia bem definida e do trabalho conjunto efetuado pelas diferentes áreas da empresa. Este trabalho integrado é certamente fundamental e aplica-se à área comercial, bem como, à área de marketing.

    A eficácia do Departamento Comercial desempenha, quase sempre, um papel essencial no sucesso ou insucesso comercial de uma empresa. A estratégia de Marketing mais elaborada arrisca-se a falhar se não for apoiada, no terreno, por uma equipa comercial competente, motivada e formada.

    Esta Especialização em Gestão Comercial e Marketing encontra-se dividida por 7 Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.

    Além disso, esta formação conta com o apoio permanente de e-formadores qualificados. O e-aluno poderá entrar em contacto através da plataforma para colocar quaisquer dúvidas.

    Em suma, nestas 7 unidades serão abordados os seguintes conteúdos: Fundamentos de economia; Marketing; Técnicas de vendas e gestão comercial; Negociação comercial; Fidelização de clientes; Gestão de Reclamações; Gestão do departamento comercial.

    Objetivos.

    Gerais:

    Adquirir e/ou atualizar conhecimentos e competências para a Direção e Liderança de equipas comerciais.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    • Proporcionar as competências necessárias para os cargos de Gestão de Clientes, Coordenação ou Direção Comercial;
    • Compreender e relacionar os principais conceitos económicos;
    • Identificar os aspetos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
    • Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;
    • Conhecer as diferentes etapas que possibilitam realizar negociações comerciais com sucesso;
    • Desenvolver competências no relacionamento com os clientes, com o objetivo de estabelecer relações de parceria contínuas;
    • Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
    • Conhecer conceitos, técnicas e ferramentas que apoiam a gestão da área comercial.

    Programa.

    Módulo 1 – Fundamentos de economia

    1.1 Economia: âmbito do estudo e conceitos fulcrais
    1.2 Necessidades e tipos de consumo
    1.3 Produção de bens e serviços
    1.4 Comércio e moeda
    1.5 Preços e inflação
    1.6 Mercados
    1.7 Poupança e Investimento
    1.8 Contabilidade Nacional
    1.9 Relações económicas com o resto do mundo
    1.10 Funções/Intervenção do Estado na Economia

    Módulo 2 – Marketing

    2.1 Introdução ao Marketing
    2.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
    2.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
    2.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
    2.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
    2.6 Estratégia de posicionamento
    2.7 Gestão de Marcas
    2.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
    2.9 Introdução ao Marketing Digital
    2.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

    Módulo 3 – Técnicas de vendas e gestão comercial

    3.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
    3.2 Função Comercial e o processo de venda
    3.3 O cliente e o processo de compra
    3.4 O Processo de pré-venda
    3.5 O Processo de venda
    3.6 O Processo de pós-venda

    Módulo 4 – Negociação comercial

    4.1 Conceitos Básicos de Negociação
    4.2 O perfil do Negociador
    4.3 Comunicação eficaz (Técnicas de PNL)
    4.4 O processo e as fases da Negociação
    4.5 Estratégias e táticas de negociação
    4.6 Negociação Internacional

    Módulo 5 – Fidelização de clientes

    5.1 Introdução
    5.2 Fatores que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização
    5.3 Técnicas de fidelização
    5.4 Instrumentos de medição da satisfação do cliente

    Módulo 6 – Gestão de Reclamações

    6.1 Significado e consequências de uma reclamação
    6.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
    6.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
    6.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
    6.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
    6.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes

    Módulo 7 – Gestão do departamento comercial

    7.1 Introdução à Gestão das Vendas
    7.2 O Gestor da Força de Vendas (Vendas, Marketing e Recursos Humanos)
    7.3 Organização de um Departamento Comercial
    7.4 Gestor da Força de Vendas como Gestor de Recursos Humanos
    7.5 Liderança e Motivação da Equipa Comercial
    7.6 Planeamento da Ação Comercial
    7.7 Monitorização e Avaliação da Equipa Comercial
    7.8 Aplicação de um sistema de CRM
    7.9 Planeamento e implementação de CRM

    Destinatários.

    • Profissionais da área Comercial, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos;
    • Profissionais da área de Comunicação, Marketing e Gestão que pretendam complementar a sua formação com conhecimentos específicos da área comercial;
    • Empreendedores e Gerentes de PME´s que pretendam conhecer técnicas de venda e gestão comercial para obter um maior sucesso nos seus processos comerciais;
    • Todos os profissionais que pretendam desenvolver rapidamente os seus conhecimentos e competências de gestão de clientes e direção comercial.

    Certificado.

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:

    Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    * Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

    Avaliação.

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame Final x 70% + Trabalho Individual x 30%

    Como Funciona.

    Disponibilidade
    A especialização é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de a especialização terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador
    Todas as nossas especialização contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da especialização, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia
    As nossas especialização estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da especialização a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua especialização. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da especialização irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta especialização encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação
    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos.
    - Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada.
    - Processo de seleção:
    - Análise do Curriculum Vitae
    - Certificado de Habilitações

    Recursos Tecnológicos
    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

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