Pós-graduação em Metodologias Bio-Estatísticas das Ciências da Saúde

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Metodologias Bio-Estatísticas das Ciências da Saúde - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Numa sociedade moderna surgem problemas do domínio da estatística em variadíssimos contextos, nomeadamente, em resultado do crescente movimento de informatização experimentado. A estatística conduz a nossa atenção para um conjunto muito vasto de ocorrências e constitui frequentemente uma base extremamente valiosa para tomada de decisões importantes, seja no planeamento social, na economia, no ensino, na ciência e tecnologia, nos cuidados médicos ou na saúde pública. A pós-graduação em Métodologias Bio-Estatísticas das Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa visa fornecer competências e habilidades profissionais metodologicamente robustas aos seus participantes, a fim de poderem realizar investigação de forma sustentada nos vários domínios das ciências da saúde, nomeadamente, nas áreas da epidemiologia, enfermagem, demografia, farmacologia, medicina e psicologia. Uma componente teórica, que forme e informe suficientemente sobre os diversos temas de estudo, e outra componente prática, operacional, realizada com a ajuda de software específico e tratamento de dados estatísticos ilustrativos, constituem naturalmente os dois momentos centrais mais distintivos a ser levados em conta ao longo do diversificado trajecto seguido durante o processo de pós-graduação. A componente gráfica, visando sobretudo auxiliar na difícil tarefa de interpretar objectivamente os dados apurados, será por nós enformada, devidamente salvaguardada e, embora condicionada às duas primeiras, fortalecida sempre que possível. Com esta pós-graduação pretendem alcançar-se objectivos múltiplos de longo prazo, procurando naturalmente reforçar-se uma tendência (de qualidade) colocada na procura de realizar investigação aplicada por parte de futuros utentes, seja através de consolidar práticas pedagógicas e metodologias de ensino, seja sobretudo através de adoptar novos critérios de pesquisa universalmente bem aceites pela comunidade científica internacional. Faz parte do horizonte organizacional proposto, dirigir esta (in)formação pós-graduada para métodos e técnicas de investigação que se prendem com a produção do saber e com a descoberta científica dentro do vasto mercado das Ciências da Saúde e, em particular, dentro do seu nicho de mercado ocupado pela investigação metodologicamente mais competitiva, mais avançada e, seguramente, mais promissora também.
  • Dirigido a
    A pós-graduação enunciada destina-se a bacharéis ou licenciados investigadores, quadros superiores, quadros empresariais e outros interessados, em si definindo uma população alvo de potenciais candidatos, proveniente dos mais diversos sectores de actividades pública ou privada, laboral ou empresarial, industrial ou de serviços.
  • Titulação
    Especialista em Metodologias Bio-Estatísticas das Ciências da Saúde
  • Conteúdo
    OBJECTIVOS DE FORMAÇÃO DO 1º SEMESTRE
    A formação fornecida ao longo do 1º semestre, cujo objectivo maior se prende com a aquisição de conhecimentos numéricos, oferece instrução estatística geral sob a forma de alicerçar uma linguagem estatística básica. Também faz uma introdução a diversos procedimentos e métodos correntes a fim de, de forma razoável, coligir, apresentar, analisar e interpretar dados.
    O objectivo desta formação pode sintetizar-se assim : fornecer conhecimentos acerca de determinados conceitos e métodos estatísticos básicos; fornecer conhecimentos sobre determinados princípios basilares a fim de analisar dados estatísticos; fornecer conhecimentos sobre determinados princípios basilares a fim de planear e levar a cabo análises estatísticas e fornecer conhecimentos sobre programas estatísticos gerais instalados em computadores pessoais.


    PLANO DE ESTUDOS
    Disciplinas comuns (primeiro semestre):
    1. Conceitos Básicos de Estatística (Estatística Descritiva e Organização dos Dados)
    2. Métodos Estatísticos I (Teoria das Probabilidades e Estatística Inferencial)
    3. Métodos Estatísticos II (Inferência Estatística e Análise dos Dados)
    4. Programas Informáticos de Estatística   

    Disciplinas (segundo semestre) obrigatórias e opcionais:5. Teoria Estatística 
    6. Metodologia de Investigação   
    7. Econometria   
    8. Métodos Multivariados (adoptada na edição 2008/09)
    9. Análise de Séries Temporais   
    10. Demografia   
    11. Análise da Variância (adoptada na edição 2008/09)
    12. Pesquisa Operacional   
    13. Teoria das Probabilidade e Estatística Inferencial   
    14. Teoria e Técnicas de Amostragem (adoptada na edição 2008/09)
    15. Análise de Regressão 
    16. Análise de Séries Temporais II   
    17. Análise Multivariada   
    18. Análise de Dados Qualitativos   
    19. Epidemiometria (adoptada na edição 2008/09)  
    20. Análise de Sobrevivências   
    21. Econometria de Séries Temporais   
    22. Testes Clínicos   
    23. Análise de Ciclos de Vida   
    24. Estatística Financeira   
    25. Estatística Não-Paramétrica e de Distribuições livres   
    26. Processos Estocásticos   
    27. Planos de Experiências   
    28. Controle Estatístico da Qualidade

Outro curso relacionado com biometria / bioestatísticas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |