Pós-Graduação em Produção de Óleos Essenciais, Aromas e Corantes e suas Aplicações Industriais

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Produção de Óleos Essenciais, Aromas e Corantes e suas Aplicações Industriais - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Os objectivos globais são de preparar profissionais com conhecimentos e capacidades práticas profundas em técnicas de extracção e ferramentas de produção em óleos essenciais a partir de plantas terrestres e marinhas e suas aplicações nas áreas de cosméticos, perfumes, alimentar e por outro lado fornecer uma visão inovadora de conjunto, multidisciplinar que insira a vertente Química/biotecnologia/biologia marinha, váriante única em Portugal.
  • Estágios
    Os trabalhos práticos de produção industrial de cosméticos serão realizados na Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara e as extracções tradicionais e supercrítica na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Dirigido a
    O plano curricular deste curso, com alta componente prática, destina-se a alunos licenciados nas áreas de Química , Biotecnologia, Farmácia e Biologia que pretendam adquirir conhecimentos e experiência prática que lhe permitam enfrentar os desafios tecnológicos da indústria cosmética, perfumes e alimentar. Por outro lado, esta pós-graduação destina-se também a actuais técnicos permitindo melhorar as suas aptidões e competências e completar, aprofundar e aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre as novas tecnologias de produção numa perspectiva de aplicação integrada do mercado.
  • Titulação
    Pós-Graduação - Produção de Óleos Essenciais, Aromas e Corantes e suas Aplicações Industriais
  • Conteúdo

    Esta pós-graduação pretende formar profissionais competentes com elevada experiência laboratorial na produção de óleos essenciais, aromas e corantes e suas aplicações aos sectores industriais, particularmente na área dos cosméticos, perfumes e alimentar. Este curso, inovador a nível nacional, assume maior actualidade face à escassez de óleos essenciais (matéria prima actualmente importada), amplamente sentidas na indústria de cosméticos em Portugal e à falta de profissionais competentes nesta área.

    A Pós-graduação visa promover a aquisição de competências essencialmente práticas das novas tecnologias de produção de matérias-primas (extracção de óleos essenciais a partir de plantas tipicamente nacionais, e corantes e aromas por via sintética). O plano curricular deste curso oferece uma abordagem interdisciplinar e complementar da Biologia, Farmácia, Biotecnologia e Química, destinando-se a alunos licenciados nestas áreas que pretendam adquirir conhecimentos que lhe permitam enfrentar os desafios tecnológicos da indústria cosmética e alimentar.

    Competências

        * Capacidade de manipular e produzir óleos essenciais naturais, aromas, corantes a partir de plantas, algas, fauna marinha e também por via sintética e suas aplicações industriais.
        * Capacidade de executar tecnologias tradicionais e inovadoras de extracção de produtos naturais, nomeadamente a extracção super-crítica.
        * Capacidade de manipular instrumentação específica na área de caracterização de produtos naturais e executar métodos específicos em análise sensorial e toxicologia geral.
        * Capacidade de desenvolver investigação de forma autónoma.


    Estudos futuros

    Este curso permite aos profissionais formados, a posterior solicitação de créditos nas cadeiras equivalentes do Mestrado actualmente em avaliação no Ministério, permitindo uma rápida formação a nível superior.

     

    Ligação do ciclo de estudos à actividade de investigação

    Os docentes estão integrados em diversos centros de investigação em áreas que poderão permitir a integração de alguns alunos nomeadamente, a Unidade de Investigação do Centro Estrutural do IST (Instituto Superior Técnico), a Unidade de Investigação do CQF da Universidade Nova de Lisboa, a Unidade de investigação do ITQB. A unidade de investigação da ULHT e IST (CEQB) investigação no domínio da extracção supercrítica. A Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara poderá permitir desenvolver investigação na área dos cosméticos.

    Equipamentos e instalações

    A Universidade Lusófona, possui instalações que, em extensão, qualidade e quantidade cumprem e excedem todos os requisitos elencáveis como necessários para assegurar a qualidade pedagógica, científica, administrativa e material (vários laboratórios equipados com espectrofotómetros de UV-Vis e infravermelho, HPLC para o desenvolvimento de actividades quer pedagógicas quer de investigação). A ULHT tem um laboratório de investigação equipado em extracções traditionais e super-crítica. A Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara possui as instalações necessárias para produção de cosméticos.

Outro curso relacionado com farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |