Mestrado em Professor de Educação Visual e Tecnológica

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Mestrado em Professor de Educação Visual e Tecnológica

  • Objectivos Formar futuros professores do Ensino Básico na área da Educação Visual e Tecnológica.
    Promover a investigação que se situa entre a prática da arte, aliada à prática tecnológica e multimédia, a investigação pedagógica e a sua correspondente divulgação.
    Permitir a participação no progresso da aprendizagem global e educação escolar, através da programação das diferentes áreas do conhecimento, dos projectos didácticos e eixos transversais que estes trabalhem, potenciando o trabalho interdisciplinar entre a educação artística e tecnológica e as restantes temáticas subjacentes a esta formação.
  • Titulação Mestre em Professor de Educação Visual e Tecnológica
  • Conteúdo Disciplinas Créditos

    1º Ano - 1º Semestre


    Educação Especial 3
    Introdução às Ciências da Educação 3
    Desenvolvimento Curricular 3
    Técnicas de Expressão Artística 6
    Observação Pedagógica 9
    Práticas de Investigação Plástica 6

    1º Ano - 2º Semestre

    Pedagogia e Modelos de Educação 3
    Administração Escolar e Gestão Educativa 3
    Opção - Estatística 3
    Métodos Quantitativos 3
    Modelos Curriculares em Educação Artística 6
    Didáctica da Educação Visual 3
    Prática Pedagógica I 12

    Disciplinas Créditos

    2º Ano - 1º Semestre


    Ética e Deontologia 3
    Opção - Psicologia da Arte 6
    Tecnologia e Sociedade 6
    Sociologia da Arte 6
    Semiótica Visual 6
    Didáctica da Educação Tecnológica 3
    Prática Pedagógica II 12

    2º Ano - 2º Semestre

    Filosofia da Educação 3
    Projectos de Educação Visual 6
    Projectos de Educação Tecnológica 6
    Prática Pedagógica III

    Saídas profissionais

    Os mestres em Educação Visual e Tecnológica podem exercer a sua actividade profissional nos seguintes contextos formais:

    - Em escolas da rede pública e privada desde o Pré-escolar ao Ensino Básico;
    - Em centros culturais e outros espaços e equipamentos de educação artística para crianças e jovens;
    - Em projectos de investigação científica e sistematização no campo experimental da educação artística, tecnológica e multimédia, tornando-a acessível a todos os estabelecimentos escolares, nomeadamente através da Internet;
    - Em espaços de cultura, em projectos de colaboração escolacomunidade, desenvolvendo programas de Educação Artística que assentem em princípios de cooperação, de inclusão e de integração;
    - Em cursos de formação na área das Ciências da Educação e na área das Artes Plásticas (pintura, escultura, têxteis, etc.);
    - Na dinamização de espaços como ATL ou Ludotecas;
    - Em projectos de animação de espaços lúdicos (realização de cenários, execução de guarda-roupas de teatros, execução de fantoches, marionetas).
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