Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

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Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

  • Objectivos Apreender e compreender o funcionamento do sistema mediático a partir do ângulo daqueles que precisam de o utilizar com eficiência no exercício de funções profissionais;







    · Conhecer as tecnologias e inovações essenciais nas áreas da comunicação e do marketing.







    · Aprofundar os conceitos e as metodologias referentes a comunicação de crise, comunicação empresarial, comunicação e marketing político
  • Dirigido a Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
    Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
    Técnicos de comunicação em geral.







    · Profissionais de gabinetes de comunicação ou imprensa de empresas, de câmaras municipais, de instituições públicas e privadas, desde que possuidores de uma licenciatura ou um grau afim[1].







    · Vereadores e pessoas similares com responsabilidade nas áreas da comunicação;
  • Conteúdo Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros.
    Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.

    Metodologia Inovadora
    Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
    Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.

    Aulas
    As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

    Metodologia
    • Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
    • Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
    • Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
    • Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
    • Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
    • Mais que técnicos queremos formar líderes.

    Destinatários
    • Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
    • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
    • Técnicos de comunicação em geral.

    Avaliação
    Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.

    Saberes e Competências
    • Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
    • Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
    • Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.



    Módulos

    Módulo I - COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO
    • Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton.
    • Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação.
    • Mensagem e imagem em comunicação.
    • Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias.
    • Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
    • Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão.
    • O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
    • Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
    Módulo II - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E EXTERNA. PROTOCOLO
    • Comunicação Organizacional. Revisão de conceitos.
    • Comunicação Externa. Conceito e desafios.
    • Os Canais de comunicação externa e a eficiência da comunicação.
    • O Protocolo como instrumento de Comunicação Externa.
    • Introdução ao Protocolo – A imagem e a simbologia oficial (Bandeira e Hino).
    • Presidência e precedências – Aplicação da Lei nº40/2006.
    • Comunicação Interna. Definição e desafios da comunicação interna.
    • O contexto e os atores, identificação e extra expectativas
    • Canais de Comunicação Interna, vantagens e desvantagens.
    • Fluxos da comunicação e a evolução para a comunicação colaborativa e participativa.
    • Comunicação colaborativa, que canais utilizar?
    • Plano de Comunicação Interna, monitorização e avaliação.

    Módulo III - COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CAMPANHAS ELEITORAIS
    • Comunicação política.
    • Comunicação dos governos.
    • Comunicação Municipal. Exemplos e especificidades.
    • A Comunicação nas campanhas eleitorais.
    • Os vários tipos de campanha eleitorais.
    • O diagnóstico do espaço eleitoral.
    • Segmentação do espaço eleitoral.
    • Objetivos. Mensagem (slogan), imagem, discurso.
    • Opções estratégicas e o lugar da batalha.
    • O(s) candidato(s).
    • Modelo organizacional de campanha.
    • Plano de campanha.

    Módulo IV - COMUNICAÇÃO: JORNALISMO E ASSESSORIA
    • Os jornalistas querem é notícias\".
    • Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível.
    • A interdependência; o conflito, o jornalês; o \'vai-e-vem\' entre jornalistas e assessoria.
    • Enquadramento ético-legal.
    • Estratégias de sedução.
    • “Os jornalistas adoram crises de comunicação\".
    • Analógicas e digitais.
    • Como reagir perante as crises. A preparação das crises. Análise de casos.
    • \"A primeira mentira é dizer que não se mente\": o spinning da informação.
    • Porquê o spinning. As ferramentas de spinning.
    • As fake news como spinning digital. Análise de casos.
    • O press release: a filosofia do press release. As melhores técnicas.
    • O press release e o jornalês.
    • O press release digital. Analise de casos e realização de exemplos práticos.
    Módulo V - MARKETING ORGANIZACIONAL E MARKETING DIGITAL
    • Tendências e Evolução do Marketing.
    • Marketing 1.0; Marketing 2.0. Marketing 3.0.
    • Marketing 3.0 e a era da participação.
    • Tecnologia da nova vaga.
    • “OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”– de PHILIP KOTLER.
    • O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
    • A comunicação de marketing.
    • Comunicação integrada de marketing.
    • O Marketing como um processo social
    • Métricas do marketing
    • Plano de Marketing – do objetivo à ação.
    • Caso prático.
    • Elaboração de um plano de marketing.
    Módulo VI - RELAÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
    • Conceito, objectivos e tipos de eventos.
    • Fases de organização de eventos.
    • Check-list geral de planeamento.
    • Planeamento logístico, gestão de recursos e orçamentos.
    • Análise de custos e proveitos.
    • Divulgação.
    • Instrumentos de controle e coordenação.
    • Comunicar: Press Release, Press Kit, Conferência de Imprensa, Press Clipping.
    • Casos práticos e simulações.
    Módulo VII - CONSTRUIR O DISCURSO, FALAR EM PÚBLICO E MEDIA TRAINING
    • Tipos e modelos e discursos. A mensagem e o discurso. Valores das palavras.
    • Expressão corporal. Linguagem gestual. Argumentação. As emoções e os sentimentos.
    • A elaboração do discurso.
    • A voz. O tom. A dicção. A sonoridade. O ritmo.
    • A postura do orador. O tempo do discurso.
    • Exercícios de expressão corporal, de linguagem gestual, de dicção e ritmo.
    • Gravação individual de entrevistas em áudio e vídeo e respetiva análise.
    • Segunda gravação individual com desafio de correção de fragilidades.
    • Gravação de discurso em áudio e vídeo e respetiva análise em grupo.
    Ensaio Final - ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL

    O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.

    Saberes e Competências
    • Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
    • Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
    • Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.

    Condições de inscrição
    • Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
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