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Especialização Pós-Universitária em Marketing Management - Online

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  • Conteúdo
    Especialização Pós-Universitária em Marketing Management.
     
    Carga horária: 300 horas

    Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Marketing e Publicidade

    Resumo.

    O termo “Marketing” nos últimos anos é utilizado e percebido cada vez mais como uma filosofia de empresa. Contudo, é mais remoto do que se possa pensar. Nos anos 20, muito antes do termo ser conhecido, as técnicas já eram aplicadas.

    Hoje, assiste-se a uma crescente globalização dos negócios e a uma concorrência cada vez mais agressiva. Percebe-se que uma boa estratégia de Marketing é indispensável para que as empresas consigam conquistar novos mercados e novos clientes. O Marketing é determinante para a valorização da organização e gera valor para todos os intervenientes. Só assim, uma empresa poderá se afirmar numa economia de mercado com regras cada vez mais rígidas e competitivas.

    A Pós-graduação em Marketing Management foi desenhada por uma equipa de especialistas com experiência e know-how em diferentes empresas, de distintos setores e dimensões, e visa dotar os alunos de competências técnicas indispensáveis ao exercício de funções de relevo nas mais diversas áreas empresariais, promovendo o progresso profissional na área do Marketing.

    Objetivos:

    Gerais:

    Capacitar os alunos de ferramentas e estratégias de marketing de gestão.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Compreender a finalidade do marketing enquanto ferramenta de gestão e filosofia de empresa

    – Reconhecer os elementos que fazem parte da construção de uma marca, tornando-a sólida e reconhecida no mercado

    – Entender o que são e para que servem os estudos de mercado, facilitando a penetração em novos mercados

    – Desenvolver competências para traçar um perfil de cliente, com base no estudo do seu comportamento

    – Compreender que a segmentação de mercado e o conhecimento da concorrência permitem a integração de um novo produto ou serviço mais eficaz

    – Conceber estratégias que potenciem experiências relacionais e efetivas na área dos serviços aos clientes

    – Definir uma comunicação ajustada para cada produto/serviço e direcionada a cada segmento alvo

    – Compreender como o composto de marketing (marketing Mix) pode ser a diferenciação de uma empresa, e como influencia a decisão do consumidor

    – Entender que a internacionalização, como potencial mercado, deve ser estudado para que a tomada de decisão cumpra com os objetivos de dada organização

    – Realizar um plano de marketing, criando estratégias que satisfaçam os objetivos definidos para uma empresa

    Programa.

    Módulo 1 – Gestão e marketing – Princípios básicos
    • 1.1 Marketing – uma filosofia de gestão
    • 1.2 Marketing nas empresas
    • 1.3 Centralidade no cliente

    Módulo 2 – Gestão de marcas
    • 2.1 Identidade e arquitetura da marca
    • 2.2 O valor das marcas e a criação de marcas fortes
    • 2.3 Notoriedade: espontânea e assistida
    • 2.4 Desenvolvimento da imagem de marca
    • 2.5 Lealdade à marca
    • 2.6 O relacionamento marca-consumidor: fatores funcionais e emocionais

    Módulo 3 – Estudos de Mercado
    • 3.1 Noção de mercado
    • 3.2 Estudos de mercado
    • 3.3 Tipologia de estudos de mercado
    • 3.4 Planeamento de um estudo de mercado
    • 3.5 Execução de um estudo de mercado

    Módulo 4 – Comportamento do consumidor
    • 4.1 Variáveis explicativas
    • 4.2 Análise do processo de tomada de decisão
    • 4.3 Intervenientes no processo de decisão de compra
    • 4.4 Riscos ponderados
    • 4.5 Comportamento do Consumidor: evolução e atualidade

    Módulo 5 – Mercados – Comercialização e segmentação
    • 5.1 Etapas da comercialização: fase de produção, vendas e marketing
    • 5.2 Noção de concorrência
    • 5.3 Concorrência e suas implicações
    • 5.4 Segmentação de mercados
    • 5.5 Ciclo de vida de um mercado: fase de lançamento, crescimento, maturação e declínio.

    Módulo 6 – Marketing de Serviços
    • 6.1 A natureza dos serviços: processos e experiências
    • 6.2 A procura e a oferta de serviços
    • 6.3 A qualidade do serviço e a satisfação do cliente
    • 6.4 Modelos de gestão da qualidade
    • 6.5 O marketing-mix dos serviços
    • 6.6 A ação comercial na empresa de serviços
    • 6.7 O futuro do marketing de serviços

    Módulo 7 – Comunicação mix
    • 7.1 Definição de Comunicação mix
    • 7.2 Variáveis do mix de comunicação
    • 7.3 Plano de Comunicação

    Módulo 8 – Marketing mix
    • 8.1 Política de produto
    • 8.2 Política de Preço
    • 8.3 Política de Distribuição
    • 8.4 Política de Comunicação
    • 8.5 Aplicação do Marketing Mix

    Módulo 9 – Marketing Internacional
    • 9.1 Marketing Internacional
    • 9.2 Internacionalização
    • 9.3 Apoios à internacionalização

    Módulo 10 – Plano de Marketing
    • 10.1 Plano de marketing – necessidades e princípios
    • 10.2 Operacionalização do plano de marketing

    Destinatários.

    – Profissionais ligados à área de marketing, gestão de produto, comunicação, publicidade, entre outros, que pretendem ampliar e aprofundar os conhecimentos abrindo horizontes para mercados emergentes.

    – Gestores de marcas, que procuram aumentar competências por forma a ascender a cargos de direção.

    – Empreendedores e profissionais liberais que tencionam potenciar o seu negócio gerando valor e competitividade

    Certificado.

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:

    Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    * Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

    Avaliação.

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
    - Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista
    - Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%

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