Home>Licenciatura>Jornalismo>Lisboa - Cidade>Licenciatura em Comunicação e Jornalismo [ECATI] - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Licenciatura em Comunicação e Jornalismo [ECATI]

Método: Presencial
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Lusófona

Licenciatura em Comunicação e Jornalismo [ECATI] - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Universidade Lusófona, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Universidade Lusófona:
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade Foto
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
Universidade Lusófona Lisboa Foto
Licenciatura em Comunicação e Jornalismo [ECATI] - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Licenciatura em Comunicação e Jornalismo [ECATI] - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
O curso de Comunicação e Jornalismo apresenta-se como uma oferta diferenciada e adequada aos estudantes que pretendem trabalhar como jornalistas ou prosseguir os estudos na área científica dos media e do jornalismo.

Este Ciclo de Estudos promove parcerias com iniciativas nacionais, como a "Operação 7 Dias com os Media" e traz regularmente à universidade representantes dos media e do jornalismo. São exemplos António José Teixeira, Director da SIC Notícias; Pedro Tadeu, Sub-Director do Diário de Notícias; Daniel Ricardo, editor da Visão; jornalistas como José Pedro Castanheira, Paulo Moura e Ana Sofia Fonseca (Prémios Gazeta), Diana Andringa, Patrícia Fonseca ou José Vegar.

Os estudantes são também confrontados com a realidade para lá dos muros da universidade através de visitas a redações (TSF, Lusa, Diário de Notícias), assistência a sessões na Assembleia da República, participação em conferências e workshops.

O facto de estudantes licenciados em Comunicação e Jornalismo terem criado a sua empresa (NetSmile) e outros assumirem cargos de editores em publicações online (IOL, Liga-te à Media) demonstra que este é o curso adequado para quem quer singrar no mundo do jornalismo.
Dirigido a:
A licenciatura faculta aos alunos finalistas a frequência de cursos do Centro Protocolar de Formação de Jornalistas (CENJOR) em condições especiais. A Direção de Comunicação e Jornalismo articula-se também com a Direção de Relações Internacionais, Estágio, Emprego e Empreendedorismo (DRIE) da Universidade, de forma a proporcionar aos seus estudantes estágios curriculares em empresas de comunicação social. Algumas das empresas que já receberam estagiários do curso de Comunicação e Jornalismo são: Controlinveste (Diário de Notícias, O Jogo), Impresa (SIC, Expresso), Media Capital (TVI) e Cofina (Correio da Manhã).

O Curso de Comunicação e Jornalismo dispõe ainda de protocolos de mobilidade internacional através da DRIE, que permitem aos estudantes a abertura a novas experiências através da permanência em universidades estrangeiras quer na Europa quer no continente americano.
Conteúdo:
O jornalismo é essencial à existência de uma sociedade democrática. A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo ensina a pensar a atividade jornalística e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, marcado pelo jornalismo de convergência e as crescentes exigências éticas da profissão. Aposta na articulação de uma sólida formação teórica com uma prática que aproxime os estudantes do dia-a-dia de uma redação multimédia, contando com um corpo docente altamente qualificado e especializado.
O Ciclo de Estudos estrutura-se segundo dois eixos. Uma especialização consoante os meios: imprensa, rádio, televisão, digital. O aprofundamento por áreas do conhecimento: jornalismo desportivo, jornalismo económico, jornalismo cultural, jornalismo de ciência, jornalismo político, jornalismo e instituições europeias, fotojornalismo.
No final do curso, os licenciados estão aptos a exercer a profissão de jornalista nos mais variados campos, incluindo o da gestão de conteúdos e de comunidades; refletem criticamente sobre os contextos de produção noticiosa; e dominam as metodologias que lhes permitem investigar e progredir no seu percurso académico.
Outro curso relacionado com Licenciatura de Jornalismo: