Mestrado em Comunicação Empresarial - Lisboa - Lisboa - Lisboa - A retorica na comunicacao empresarial - A contextualizaçao da comunicaçao empresarial - I16944

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Mestrado em Comunicação Empresarial
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ISCEM - Instituto Superior de Comunicação Empresarial

Mestrado em Comunicação Empresarial - Lisboa - Cidade - Lisboa

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Glossário
  • A contextualizaçao da comunicaçao empresarial
  • A retorica na comunicacao empresarial
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Mestrado em Comunicação Empresarial - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Mestrado em Comunicação Empresarial - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
O segundo Ciclo de estudos em Comunicação Empresarial, conducente ao Grau de Mestre em Comunicação Empresarial, deverá ter como principais objectivos

. Especialização em Comunicação Empresarial, de modo a formar especialistas em Comunicação com capacidade de concepção e de integração de conhecimentos;

. Atrair alunos de outros formações ministradas no ISCEM e noutras Instituições;

. Empregabilidade que requeira competências específicas de 2º Ciclo.

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende o desenvolvimento de acções, estratégias, produtos e processos com vista a reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc.) junto dos seus públicos-alvo (consumidores, colaboradores, formadores de opinião, classe política e empresarial, comunidade académica, jornalistas, etc.) ou da opinião pública.

O Instituto Superior de Comunicação Empresarial é uma instituição com uma forte ligação à comunidade empresarial, em virtude do modelo de ensino ministrado durante a sua Licenciatura nesta área (com a realização de projectos temáticos semestrais de aplicação empírica de conhecimentos) e que já formou centenas de profissionais desde a sua criação.

A proposta de criação do Mestrado em Comunicação Empresarial surge, pois, numa perspectiva de continuidade que ofereça aos licenciados do ISCEM e a profissionais da área a possibilidade de aprofundarem os seus conhecimentos.
Dirigido a:
1 - São admitidos à matrícula no curso os candidatos titulares do grau de licenciatura, ou equivalente, com a classificação mínima de 14 valores.

2 - Excepcionalmente, poderão ser também admitidos à matrícula os candidatos que tenham uma classificação de licenciatura inferior a 14 valores, com base em apreciação curricular.
Diploma:
Mestre em Comunicação Empresarial
Conteúdo:
Mestrado em Comunicação Empresarial


1.º ano
UNIDADES CURRICULARES
  •   Psicossociologia da Comunicação 
  •   Comunicação Empresarial e as Novas Tecnologias 
  •   Reputação Organizacional e Competitividade 
  •   Teorias Contemporâneas da Comunicação 
  •   Avaliação de Estratégias de Comunicação Empresarial 
  •   Metodologias de Investigação I (Análise de Dados) 
  •   Comunicação de Crise Organizacional 
  •   Responsabilidade Social Corporativa 
  •   Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica) 
  •  Seminário de Projecto de Tese

2.º ano
UNIDADES CURRICULARES

Dissertação


PROGRAMAS DO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Psicossociologia da Comunicação
  •  A retórica
  •  A Teoria da Informação de Shannon e Weaver
  •  Modelo da Comunicação Humana de Berlo
  •  As Condições do Processo de Comunicação Humana
  •  Comunicação e influência social
  •  Ciberespaço e cibercultura
Comunicação Empresarial e As Novas Tecnologias 
  •  A Sociedade da Informação e a Economia Digital
  •  Contextualização da mudança
  •  As tecnologias de suporte à economia digital
  •  A Internet enquanto meio de comunicação
  •  E-communication
  •  Principais Tendências e desafios da e-communication
Reputação Organizacional e Competitividade
  •  Conceito de Competitividade Organizacional 
  •  Evolução do Pensamento Estratégico 
  •  Importância da Gestão da Reputação como Instrumento Estratégico
  •  O Paradigma da Reputação: O Conceito de Cadeia de Reputção
  •  Conceitos de Identidade e Imagem Organizacional
  •  Instrumentos de Medição da Reputação Organizacional
  •  Defesa de Reputação Organizacional
  •  Gestão da Mudança da Reputação Organizacional
Teorias Contemporâneas da Comunicação
  •  Media e Ideologias 
  •  Media e Audiências 
  •  A Globalização da Informação e Comunicação 
  •  Movimentos contracultura
  •  Information Society
  •  Impactos culturais
Avaliação de Estratégias de Comunicação Empresarial 
  •  Introdução da investigação empírica. 
  •  A recolha e a análise dos dados sobre o plano de comunicação comercial. 
  •  Variáveis importantes no plano de comunicação da empresa. 
  •  Análise descritiva de variáveis do plano de comunicação comercial. 
  •  Análise Estatística para avaliar a eficácia do plano de comunicação empresarial 
  •  Resumos de como implementar modelos para estimar a eficácia da comunicação empresarial
Metodologias de Investigação I (Análise de Dados) 
  •  Inquéritos e Amostragem 
  •  Análise Exploratória de Dados 
  •  Inferência e Estimação 
  •  Distribuições Estatísticas 
  •  Testes de Hipóteses 
  •  Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas
Comunicação de Crise Organizacional 
  •  A Crise no Contexto Empresarial
  •  A Gestão da Comunicação de Crise Organizacional
  •  Os Públicos da Comunicação de Crise
  •  Instrumentos de Comunicação de Crise
  •  Depois da crise: transformar ameaças em oportunidades
  •  Case Studies de Comunicação de Crise
Responsabilidade Social Corporativa 
  •  Evolução do conceito de Responsabilidade Social
  •  Vectores de Responsabilidade Social Corporativa 
  •  Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
  •  Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura econômica da empresa
  •  Valorização dos intangíveis
Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica) 
  •  Análise de Conteúdo 
  •  Análise de Variância 
  •  Análise Factorial 
  •  Métodos de Extração de Factores 
  •  Métodos de Rotação de Factores 
  •  Análise de Clusters 
  •  Modelo de Regressão Linear Simples 
  •  Modelo de Regressão Linear Múltipla
Outro curso relacionado com Mestrado de Ciência da Comunicação: