Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

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  • Objectivos
    Adoptando uma perspectiva plural e transversal, relativamente a domínios científicos, abordagens disciplinares e correntes de opinião, o Curso combina a informação e a reflexão teórica com a problematização e o debate de aspectos concretos suscitados pela realidade social contemporânea. Por isso, e para além de professores do ISCTE assim como de outros estabelecimentos de ensino superior, nacionais e estrangeiros, recorre a especialistas de reconhecido mérito profissional e científico. Pretende-se atingir, de entre outros, os objectivos seguintes: aperfeiçoar instrumentos de análise que permitam um olhar crítico sobre os fenómenos comunicacionais e culturais que emergem no espaço público; estimular a investigação científica; aprofundar a capacidade de operacionalização dos saberes adquiridos.
  • Dirigido a
    Os conteúdos programáticos a desenvolver no Mestrado constituem um contributo próximo para profissionais de diferentes áreas: comunicação social em geral, jornalismo em particular; intervenção e gestão cultural em domínios como a animação, a divulgação, a promoção, o mecenato; ensino e formação; comunicação organizacional, em sectores que poderão incluir a comunicação institucional, o marketing e publicidade; comunicação política; comunicação pedagógica; comunicação e tecnologias da informação.
  • Titulação
    Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
  • Conteúdo
    O
    Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (MCCTI)
    confere competências para a atividade profissional e para a pesquisa
    académica nas diversas áreas do setor e nas indústrias da informação,
    comunicação, conhecimento e cultura. Combina temáticas como comunicação
    em rede, Web 2.0, indústrias criativas, media e jornalismo, comunicação
    política e opinião pública, regulação e políticas de media, inovação
    comunicacional e social, intervenção e gestão cultural. 
    O MCCTI está articulado em torno de 4 ramos de especialização:
    • Internet e comunicação em rede
    • Cultura e indústrias criativas
    • Comunicação e política
    • Media e jornalismo
    As áreas científicas predominantes são: Ciências da Comunicação,
    Sociologia, Estudos Culturais, Ciência Política e Políticas Públicas,
    Gestão e Marketing.
    O corpo docente é baseado em professores do ISCTE-IUL e conferencistas internacionais.

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