Licenciatura em Economia

Solicite informação sem compromisso UALG - Universidade do Algarve

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Economia - Presencial - Faro - Faro - Faro

  • Objectivos
    O que é a inflação? Quais as suas causas e quais as suas consequências? É possível controlar os preços e simultaneamente baixar o desemprego? De que forma as medidas de política dos governos afectam o funcionamento das economias, a vida dos cidadãos e a actividade negocial das empresas? Quais as consequências da existência de défices orçamentais elevados? Em que medida a flutuação das taxas de câmbio afecta a competitividade externa das economias? O que é que determina o crescimento económico dos países? Estas são apenas algumas das questões com que todos nós nos confrontam os e que quotidianamente são abordadas nos noticiários, fazem as páginas dos jornais, e são objecto de reflexão em vários debates político-económicos. Os economistas são os profissionais que, por excelência, se dedicam a encontrar as respostas para estas e outras questões que afectam o bem-estar económico das pessoas. Estudar Economia é estudar o modo como as sociedades se organizam para produzir os bens e serviços necessários à satisfação das necessidades humanas e de com o os distribuem entre os seus membros. A aprendizagem das matérias económicas faz-se através do estudo de modelos teóricos que procuram explicar os mecanismos fundamentais do funcionamento das economias. O curso de Economia da FEUALG encontra-se estruturado de forma a oferecer aos estudantes uma formação sólida em Teoria Económica e uma formação geral em áreas complementares como a Gestão, os Métodos Quantitativos, o Direito e as Línguas. A par da formação técnica e científica, procura também estimular nos alunos o desenvolvimento das capacidades de comunicação e de trabalho em equipa necessárias a um a futura integração profissional. Os alunos são ainda incentivados a realizarem um período de estudos numa outra instituição de ensino superior ao abrigo dos vários protocolos de cooperação existentes com outras universidades nacionais e estrangeiras.
  • Titulação
    Licenciatura em Economia
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais


    O 1.º ciclo em Economia proporciona a formação e as competências necessárias para desenvolver carreiras de sucesso em Portugal e no estrangeiro nos mais diversos domínios de actividade profissional: banca e seguros, empresas industriais, comerciais e de serviços, gabinetes de estudos e de planeamento, empresas de consultoria e de análise de projectos, instituições da administração pública central, regional e local, associações empresariais e privadas, jornalismo económico, corpo diplomático, organismos económicos nacionais e internacionais. As funções a desempenhar incluem funções técnicas de análise macroeconómica e de análise microeconómica e funções de chefia e de direcção nas várias áreas departamentais de organismos públicos e privados.

    Os 2.º e 3.º ciclos em Economia garantem um complemento de formação que proporciona, para além das carreiras profissionais mencionadas, um percurso profissional no ensino universitário e na investigação científica em organizações nacionais e internacionais. Num estudo divulgado pelo Jornal de Negócios, na edição de dia 29 de Julho de 2009 sobre a empregabilidade dos licenciados em Portugal, o curso de Economia da Universidade do Algarve surge com a terceira taxa de desemprego mais baixa entre as instituições que lançaram mais de cem licenciados em Economia no mercado de trabalho entre 1997 e 2007.

Outro curso relacionado com economia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |