Home > Licenciatura > Urbanismo e Administração Pública > Lisboa - Cidade > Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território [FCSEA] - Lisboa - Cidade - Lisboa

Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território [FCSEA]

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território [FCSEA] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O URBANISTA coordena e colabora na execução de estudos e planos que visam o ordenamento do território e os planeamentos físico, espacial, ambiental, urbano e rural: define e executa, integrando equipas interdisciplinares, planos relacionados com fenómenos de urbanização e do desenvolvimento nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente habitacional, industrial, comercial, rural e infraestruturas; identifica situações, formula diagnósticos e propõe soluções para a organização do espaço; estuda e concebe modelos ou possíveis soluções desenhadas, tendo em vista obter a integração funcional e estética em cada área do território considerado; coordena a elaboração de planos urbanísticos e estudos complementares e acompanha a sua implementação e os processos de negociação, divulgação e participação pública. Pode coordenar o ordenamento e planeamento de áreas fora dos aglomerados urbanos, nomeadamente agroflorestais, turísticas, industriais e zonas de parques e reservas". (Instituto Nacional de Estatísticas Referência: 2.1.4.1.10, Designação: Urbanista)
  • Dirigido a
    As saídas profissionais a que se procura dar resposta em termos de saberes e competências correspondem ao quadro profissional das instituições públicas e privadas que atuam no âmbito do urbanismo e do ordenamento do território, nomeadamente Direções-Gerais e regionais, Autarquias, Associações de Municípios e Gabinetes Privados que prestam serviços no âmbito do planeamento e ordenamento do território. A formação ministrada permitirá ao futuro profissional capacidade para atuar no âmbito específico do Urbanismo e Ordenamento do Território e também como consultor para a área específica do planeamento e ordenamento do território em equipas multidisciplinares de áreas conexas.

    Este curso segue as orientações do Conselho Europeu de Urbanistas e da Associação Europeia de Universidades com Urbanismo (AESOP) da qual é membro de pleno direito, e é reconhecido pela Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB).
  • Conteúdo
    A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, tem experiência na formação específica em urbanismo desde 1991, ano de criação da primeira licenciatura específica de urbanismo em Portugal (Portaria n.º 1124/91 de 14 de março alterada em 1998 pela Portaria n.º 70/98 de 18 de fevereiro, em 2003 pela Portaria nº 90/2003 de 23 de janeiro e adequada a estrutura curricular ao processo de Bolonha em 2006 pelo Despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior n.º 13132/2006 de 22 de junho, com Registo R/B-AD-373/2006). Passados 3 anos de experiência com o Plano de Estudos adequado ao processo de Bolonha foi necessário introduzir algumas modificações è estrutura curricular, para garantir uma formação mais adequada às exigências impostas ao futuro profissional.
    O Curso de Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território é um curso com duração normal de 3 anos ou 6 semestres e, na sequência da Declaração de Bolonha, poderá ser articulado com formações semelhantes em vários espaços académicos nacionais e estrangeiros.

Outro curso relacionado com Urbanismo e Administração Pública

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |