Home>Mestrado>Biologia>Porto - Cidade>Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água - Porto - Cidade - Porto
 

Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água

Loading...

Solicite informação sem compromisso
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água - Porto - Cidade - Porto

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água - Porto - Cidade - Porto Comentários sobre Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água - Porto - Cidade - Porto
Objectivos:
A nível mundial e no decurso das últimas décadas, tem-se assistido a uma utilização cada vez mais intensiva dos recursos hídricos existentes para satisfação das necessidades humanas, como consequência tanto do crescente aumento populacional, como da alteração dos hábitos de consumo e higiene, intrinsecamente ligados a padrões estabelecidos de melhor qualidade de vida. Paralelamente, assistiu-se ao desenvolvimento e introdução de novas técnicas e metodologias agrícolas, assim como à implementação de novas actividades industriais e reorganização das anteriormente existentes, visando a optimização de produção e redução de custos. Neste enquadramento e para sustentação de todas estas necessidades de água, foi necessário recorrer a fontes alternativas, diferentes das até então tradicionalmente utilizadas, verificando-se actualmente a exploração/utilização dos diferentes tipos de recursos existentes. Além dos problemas que esta sobre exploração dos recursos hídricos acarreta, constate-se a existência de inúmeras agressões de diferentes origens e intensidade aos ecossistemas aquáticos, apesar de cada vez maior sensibilização das comunidades para o problema e da implementação de medidas que visam controlar e atenuar os seus efeitos. São estes desequilíbrios responsáveis pela diminuição da capacidade de auto depuração do próprio ecossistema aquático e consequentemente dos níveis de depuração de água com qualidade para utilização humana. É neste contexto que se enquadra o Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água, oferecendo formação pós-graduada que permita aos formandos obter competências para a resolução de problemas relacionados com os aspectos biológicos da água e dos seus usos. Dá-se especial importância à utilização da biologia na avaliação da qualidade da água, focam-se os aspectos ligados aos principais problemas de saúde pública relacionados com a água, bem como a legislação portuguesa e comunitária neste domínio, tendo em vista a utilização múltipla dos recursos hídricos (protecção ambiental, consumo humano, recreio, pescas, agricultura). Evidencia-se também a importância dos organismos vivos no tratamento de águas residuais e salienta-se a utilização da ecotoxicologia na gestão e conservação de recursos hídricos. Os mestres em Biologia e Gestão da Qualidade da Água terão competências para exercer funções em laboratórios de análises de águas, em serviços e empresas ligadas ao planeamento e gestão dos recursos hídricos, em autarquias, serviços municipalizados, entidades ligadas à saúde e ao ambiente, empresas de tratamento de águas e de águas residuais, laboratórios de investigação.
Dirigido a:
CONDIÇÕES DE ACESSO * Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água os licenciados em Biologia, Ambiente, Ciências do Meio Aquático, ou em áreas afins. * Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área da Biologia, Ambiente, Ciências do Meio Aquático, ou em áreas afins. * Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base. CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO * Os candidatos ao mestrado serão seleccionados tendo em consideração os seguintes critérios: 1. Afinidade da formação curricular anterior com os objectivos do Mestrado 2. Nota de licenciatura ou da formação equivalente a um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o processo de Bolonha 3. Curriculo. 4. Eventual entrevista para avaliar a motivação, conhecimento de línguas estrangeiras e disponibilidade de tempo.
Diploma:
Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água
Conteúdo:
Unidades Curriculares:

Seminário
Química dos Recursos Hídricos
Gestão dos Recursos Hídricos
Qualidade Biológica da Água
Direito do Ambiente
Microbiologia Aquática
Ambiente e Saúde Pública
Tratamento da Água e Água Residuais
Ambiente e Saúde Pública
Ecotoxicologia
Outro curso relacionado com Mestrado de Biologia: