Mestrado em Biotecnologia

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    O Curso de Mestrado em Biotecnologia proposto tem como objetivos principais oferecer uma formação avançada em Biotecnologia, desenvolver nos alunos competências e conhecimentos em quatro das áreas prioritárias da biotecnologia: Biotecnologia Alimentar, Biotecnologia Molecular e Biotecnologia Industrial e Ambiental. Este programa pretende formar mestres em Biotecnologia preparados para o mundo laboral, podendo ainda, caso seja do interesse do aluno, prosseguir uma formação complementar a nível do 3º Ciclo (doutoramento). Em ambos os casos pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de autonomia, espírito de inovação e empreendedorismo, e intervenção/ integração no mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica,agroalimentar, farmacêutica, ambiental, agroquímica ou afins. Pretende-se que o Mestre em Biotecnologia aprofunde as competências já adquiridas no 1º Ciclo de Biotecnologia ou noutras formações de 1º Ciclo [e.g. Química, Bioquímica, Biologia e diversas Engenharias (Química, Ambiente, Materiais, Biológica, Bioquímica, Biotecnológica)] e adquira novas competências ao nível do conhecimento e compreensão e do conhecimento aplicado (envolvendo análise crítica), nomeadamente: · Aprofundar formação adequada em domínios da biotecnologia (alguns já abordados no 1º ciclo) como sejam a biotecnologia alimentar, microbiana, ambiental e bioengenhariadirecionadas/integradas, sempre que possível, a nível laboratorial ou industrial; aprofundar ainda conhecimentos em áreas transversais do conhecimento como a bioquímica, biologia e engenharia de bioprocessos. · Adquirir competências e aptidões para conceber, projetar e desenvolver investigação científica, familiarizando-se com algumas das mais modernas técnicas de investigação em Biotecnológia, nas suas várias vertentes e valorizando a sua multidisciplinaridade (integrando a bioquímica, biologia, e engenharia de bioprocessos), tendo sempre presente um espírito de ética científica; · Ter capacidade de integrar conhecimentos multidisciplinares, e formular julgamentos envolvendo uma reflexão ao nível dos aspetos científico-tecnológicos, ambientais, éticos e sociais, visando a fundamentação de soluções para a resolução de problemas de natureza qualitativa e quantitativa em ambiente laboratorial ou industrial.

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