Mestrado em Economia Local

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Economia Local - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O Mestrado em Economia Local visa o aprofundamento e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, no domínio da Economia, noutros níveis de graduação, conferindo-lhes uma especialização na área da Economia Local. O Mestrado em Economia Local tem por escopo fundamental a análise e concepção da política e estratégia económica local. Para além dos temas mais tradicionais, geralmente versados nos cursos de Economia Regional e Urbana, o nosso Mestrado abre-se a outras áreas disciplinares da Economia como a Economia Pública, as Economias do Ambiente, dos Transportes e da Habitação, e a Geografia Económica. Debates como o impacto da melhoria das acessibilidades na economia local, da organização dos mercados locais de emprego, da procura por transportes públicos e privados, ou do financiamento dos governos locais, estarão pois no cerne da agenda dos nossos trabalhos. O Mestrado em Economia Local, apesar de ser inequivocamente um curso na área científica da Economia, tem o maior gosto em receber entre os seus formandos titulares de outras licenciaturas. De facto, o Mestrado em Economia Local baseia-se num princípio de formação plural, que simultaneamente requer formação sólida na sua área científica predominante, mas aplaude formações de base diversas. Esta compatibilização faz-se mediante a frequência, pelos que não possuem conhecimentos de base em Economia julgados suficientes, de um semestre de acesso adicional. Este semestre consiste num curso próprio que confere um Diploma de Estudos Básicos em Economia. Mesmo considerando a necessidade de frequência deste semestre adicional, o programa conducente ao grau de Mestre pode ser prosseguido em 2 anos, já que o curso de mestrado propriamente dito tem uma duração, em tempo integral, de 3 semestres. O Mestrado em Economia Local inclui unidades curriculares lectivas e um trabalho de projecto de investigação (uma pequena dissertação). Este trabalho de investigação ocupará por inteiro o último semestre do curso, ainda que deva arrancar no semestre imediatamente precedente. Aos candidatos que não pretendam realizar o trabalho de projecto de investigação, a Faculdade de Economia oferece a possibilidade de frequentar um curso exclusivamente composto por unidades lectivas, conferente de um Diploma de Estudos Especializados em Economia Local. Outras informações sobre estes cursos podem ser encontradas neste sítio. Espero que a sua consulta se revele elucidativa, mas terei o maior prazer em esclarecê-lo adicionalmente, se me contactar por correio electrónico. Espero que considere a nossa proposta interessante e nos venha a honrar com a sua preferência. Os meus sinceros votos do maior sucesso.
  • Dirigido a
    São admitidos a candidatura os titulares de licenciatura ou equivalente legal nos termos do nº 1 do Art. 17º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março e dos Regulamentos do Mestrado e DEE em Economia Local. Os candidatos serão seleccionados de acordo com o número de vagas e com os seguintes critérios: • curriculum científico e profissional • classificação do grau de acesso • entrevista O número de vagas será fixado anualmente por despacho do Reitor da Universidade de Coimbra, e publicitado neste sítio da web. Para o ano lectivo 2008/2009 estão propostas 30 vagas para o Mestrado em Economia Local a que acrescem 5 vagas para o Dip. de Estudos Especializados. As candidaturas decorrerem em Maio/Julho e Janeiro/Fevereiro de cada ano. (O primeiro periodo de sumissão de candidaturas para o ano lectivo 2008/2009 tem inicio a 15 de Maio e termina a 15 de Junho para estudantes estrangeiros e 15 de Julho de 2008 para os restantes).
  • Titulação
    Mestre em Economia Local
  • Conteúdo

    O curso é constituído por 3 conjuntos de disciplinas distintos, com objectivos igualmente distintos:

    - Um conjunto de disciplinas de acesso destinadas aos candidatos cuja formação se inscreva fora das áreas da Economia e da Gestão, que visam criar um quadro de conhecimentos e uma linguagem susceptíveis de potenciar a sua aprendizagem ao longo do curso;

    - Um conjunto de disciplinas obrigatórias que visam uniformizar os conhecimentos e a linguagem dos participantes do curso, à volta de um conjunto de competências básicas no domínio da Gestão;

    - Um conjunto de disciplinas opcionais que têm como objectivo dar aos participantes a possibilidade de orientarem a sua formação em função das suas prioridades.

    - Será ainda leccionada uma disciplina de Metodologia de Investigação desenhada a pensar nos candidatos que pretendam obter o grau de Mestre com a elaboração da sua dissertação de mestrado.

    Durante o curso haverá lugar à realização de um conjunto de actividades paralelas:

    - Formação outdoor: No decorrer do curso terá lugar um ciclo de formação outdoor, na qual será leccionado um módulo de Negociação de curta duração;

    - Simulação de Gestão: A partir da utilização de um Simulador de Gestão Estratégica, os participantes serão chamados a pôr à prova as suas competências, integrando uma equipa sénior de gestão, responsável por uma empresa a operar num ambiente global.

    - O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 3 trimestres no 1.º ano e 2 semestres no 2.º ano.

    - Admite duas variantes curriculares:
    Variante Investigação - mais orientada para a actividade de pesquisa e conducente à elaboração de dissertação de mestrado.

    Variante Profissional - com um percurso ligado a uma maior especialização, com a elaboração de um relatório final / trabalho de projecto.

    O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou trabalho de projecto, que totalizam 120 ECTS.

    Assim, na primeira variante – Investigação – , a obtenção do Grau de Mestre passa, pela obtenção de 70 ECTS na parte lectiva e a conclusão, com êxito, da respectiva dissertação (correspondente a 50 ECTS e com uma duração de 2 semestres).
    O acesso à elaboração da dissertação que permitirá outorgar o grau de Mestre implica a frequência, com aproveitamento, da disciplina de Metodologia da Investigação.

    Na segunda variante – Profissional -, a obtenção do Grau de Mestre implica a obtenção de 60 ECTS na parte lectiva e a realização, com aproveitamento, de um relatório/trabalho de projecto, com uma duração de 2 semestres e correspondente a 60 ECTS.

    Aos alunos que completem o 1º ano (35 ECTS de u.c. obrigatórias acrescidas de 25 ECTS de u.c. opcionais), será concedido um “Diploma de Estudos Aprofundados” em Estratégia Empresarial.

    A estrutura curricular é composta de um conjunto de sete unidades curriculares obrigatórias (35 ECTS), as quais proporcionam competências abrangentes acerca de temas da Estratégia, e de 5 unidades curriculares optativas, a escolher entre um leque variado de disciplinas de especialização.Cada disciplina terá uma carga horária de 25 horas de contacto, correspondentes a 5 ECTS. A disciplina de Metodologia de Investigação terá uma carga horária de 30 horas de contacto correspondentes a 10 ECTS.

    Disciplinas de acesso:
    - Contabilidade Financeira
    - Economia

    Disciplinas obrigatórias:
    - Métodos Estatísticos
    - Sistemas de Informação
    - Direito da Concorrência
    - Direcção Estratégica
    - Análise Estratégica
    - Comportamento Organizacional
    - Marketing Estratégico

    Disciplinas de opção:
    - Finanças Empresariais
    - Pesquisa de mercados
    - Organização Empresarial
    - Investimentos e Mercados Financeiros
    - Simulação Industrial
    - Gestão pela Qualidade Total
    - História do Design
    - Gestão da Inovação
    - Tópicos de Macroeconomia

    Disciplina de acesso ao grau de Mestre:
    - Metodologia da Investigação

Outro curso relacionado com economia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |