Mestrado em Química e Qualidade dos Alimentos

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Química e Qualidade dos Alimentos - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos é um curso que estuda os alimentos de forma genérica sem estar dedicado a um tipo específico de alimento ou indústria. A Bioquímica e Química dos Alimentos é a área de conhecimento competente para: · Estudar a composição, estrutura e propriedades dos alimentos frescos e processados e dos seus componentes; · Investigar a interacção entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento; · Desenvolver metodologias analíticas para analisar os compostos essenciais e indesejáveis com vista à caracterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a protecção e a salvaguarda da saúde pública.
  • Dirigido a
    Titulares de uma licenciatura em Química ou áreas afins cujo curriculum vitae demonstre uma adequada preparação para este mestrado.
  • Titulação
    Mestrado em Química e Qualidade dos Alimentos
  • Conteúdo
    É de notar a real e crescente necessidade de um entendimento exacto das consequências que os processos de produção acarretam e de um controlo de qualidade cada vez mais apertado de processos e produtos. A nível nacional e europeu é imprescindível a acreditação e certificação dos laboratórios ligados ao controlo de qualidade e à análise de alimentos, assim como a normalização dos métodos analíticos e a calibração dos equipamentos usados. A criação da Agência Europeia para a Segurança Alimentar é o reconhecimento da importância que é dada pela União Europeia aos produtos consumidos no espaço Europeu o que justifica cada vez mais a preparação de profissionais na área Alimentar.

    O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos vai desenvolver competências que permitarão aos alunos ao concluirem o grau de Mestre estarem aptos para trabalhar em laboratórios ou instituições vocacionadas para o controlo de qualidade e de salubridade de produtos alimentares, tanto para consumo humano como animal. Deste modo, espera-se que os alunos ao concluírem o grau de mestre em Bioquímica e Química dos Alimentos:

    Possuam competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como profissionais em empresas, instituições, ou laboratórios de: fiscalização, controlo de qualidade, desenvolvimento de produtos ou investigação, na área alimentar, farmacêutica, ou biotecnologia;
    Tenham atingido um nível de conhecimentos e competências que lhes permitam o acesso a formação e/ou diplomas de terceiro ciclo;

    Possuam competências para prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma;
    Demonstrem compreensão e conhecimentos científicos que permitam formular e testar hipóteses usando o método científico;

    Tenham capacidade para comunicar conhecimento de um modo racional, claro e não ambíguo a especialistas e não especialistas;
    Apliquem metodologia instrumental especializada e desenvolvam metodologias analíticas para analisar os compostos essenciais e indesejáveis com vista à caracterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a protecção e a salvaguarda da saúde pública.
    Tenham desenvolvido competências que lhes permitam participar no desenvolvimento de novos produtos e investigar a interacção entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento;
    Possam participar em equipas de implementação de Sistemas de Qualidade, HACCP e Boas Práticas em indústrias alimentares.

Outro curso relacionado com dieta e nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |