Pós-Graduação em Intervenção Sócio-Jurídica com Crianças e Jovens em Risco

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Intervenção Sócio-Jurídica com Crianças e Jovens em Risco - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    * Apresentar e desenvolver conhecimentos teórico-práticos, proporcionadores de análises profundas e abrangentes, de modo a que os profissionais possam agir, informar e decidir de acordo com parâmetros multidisciplinares actualizados, inovadores e construtivos; * Proprocionar o aprofundamento de estratégias em intervenção sócio-juridica como princípio, contemplando a utilização de métodos e técnicas adequadas ao desenvolvimento de dinâmicas preventivas e reparadoras; * Proporcionar uma abordagem transdisciplinar das problemáticas das crianças e jovens enquanto fenómeno global, contextualizando os seus diferentes níveis: familiar, local, institucional, regional, nacional e internacional.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Intervenção Sócio-Jurídica com Crianças e Jovens em Risco
  • Conteúdo

    Apresentação:

    A Pós-Graduação em Intervenção Sócio-Jurídica com Crianças e Jovens em Risco parte do reconhecimento dos direitos das crianças e jovens, expressos nomeadamente na Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada por Portugal em 1990. As crianças e os jovens assumem hoje uma relevância e protagonismo como actores sociais, sendo crescente a sua visibilidade social. A problemática das crianças e jovens em risco merece e justifica medidas sociais e jurídicas que envolvem o Estado e toda a sociedade, especialmente a sociedade civil organizada, numa vivência participada e activa da cidadania. O aprofundamento de todos estes fundamentos, o debate sobre os problemas e as estratégias, e a criação de respostas eficientes e positivas, implica cada vez mais uma preparação teórico-prática dos intervenientes, com conhecimento, partilha e discussão transdisciplinar das experiências positivas e negativas, dos sucessos e insucessos.

    Saídas profissionais

    Formação especializada em intervenção com crianças e jovens e risco e suas famílias destinada a profissionais - Técnicos, Consultores e Decisores - das áreas de Intervenção Social e Jurídica, entre outras. Abordagem transdisciplinar, das problemáticas inerentes às crianças e jovens em perigo, aos níveis: familiar, local, institucional e como fenómeno global.
    Trabalho final

    Os alunos terão de realizar um trabalho individual (Projecto) a entregar no primeiro semestre, integrando os conhecimentos dos vários módulos desse semestre, e um trabalho final individual, a entregar no final do segundo semestre, integrando os conhecimentos de todos os módulos do curso. O trabalho final será sujeito à apresentação e discussão oral perante júri. É obrigatória a presença em 75% das aulas em cada módulo.
    Corpo Docente

    Mestre Aida Ferreira (Licenciatura em Serviço Social, ULHT)
    Mestre Ana Margarida Canhão (Licenciatura em Serviço Social, ULHT)
    Drª. Ana Paula Silva (Licenciatura em Serviço Social, ULHT)
    Dr.ª Anabela Valente Farinha (APIA – Associação de Protecção à Infância da Ajuda)
    Prof. Doutora Fernanda Rodrigues (Doutoramento em Serviço Social, Universidade Católica Portuguesa)
    Dr. Jorge Cabral (Instituto de Criminologia e Licenciatura em Serviço Social, ULHT)
    Dr. Jorge Souto (Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco)
    Dr.ª Luísa Waldherr (Licenciada em Psicologia, Gestora da APAV em Lisboa)
    Prof. Doutor Manuel Jacinto Sarmento (Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho)
    Mestre Maria João Leote de Carvalho (SociNova, FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
    Prof. Doutora Natália Fernandes (Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho)
    Prof. Doutor Óscar de Sousa (Licenciatura em Ciências da Educação, ULHT)

Outro curso relacionado com direito societário / assessoria jurídica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |