Pós-Graduação em Migrações, Minorias Étnicas e Interculturalidade

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Migrações, Minorias Étnicas e Interculturalidade - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    * Dar uma perspectiva global do fenómeno das migrações; * Analisar o fenómeno das migrações actualmente em Portugal; * Conhecer as políticas de imigração na Europa e em Portugal; * Facultar informação na área das migrações e discutir conceitos fundamentais relacionados com a diversidade e identidade social e cultural; * Analisar as questões da mobilidade e da integração os imigrantes a vários níveis; * Reflectir/ analisar os desafios e oportunidades que a crescente diversidade étnica e cultural da população portuguesa coloca à sociedade no futuro; * Sensibilizar as pessoas que trabalham com migrantes para a questão da interculturalidade.
  • Titulação
    Especialista em Migrações, Minorias Étnicas e Interculturalidade
  • Conteúdo
    Apresentação

    O crescimento das desigualdades sociais e económicas e a emergência de novas formas de exclusão de muitos sectores da população, sobretudo os mais vulneráveis, nomeadamente os imigrantes, foi evidente no último quartel do século XX e início do século XXI, tendo vindo a tornar-se cada vez mais visível.

    A Europa toma consciência desta questão que pela sua dimensão económica e social adquire relevância política. Portugal, país com tradição e experiência emigratória ao transformar-se também num país imigratório, consciencializa-se de uma nova problemática emergente.

    Assim, a emigração e a imigração constituem-se elementos estruturais da Sociedade Portuguesa, reconhecendo-se esta como uma sociedade plural. Conhecer e reequacionar questões inerentes ao estudo dos processos migratórios, da integração dos migrantes nas sociedades de acolhimento, dos seus direitos e deveres e do diálogo intercultural será pois o objectivo primordial deste curso de pós-graduação. O curso visa capacitar os alunos de meios para trabalhar com e para uma sociedade pluricultural apoiando a integração dos imigrantes através da informação, da formação e da reflexão/análise dos seus conteúdos programáticos.

    Saídas profissionais

    Técnicos com conhecimentos das teorias mais recentes sobre movimentos migratórios, conceitos de identidade e diversidade cultural preparados para trabalharem com diferentes comunidades, tanto em Portugal, como na Europa ou mesmo noutro espaço lusófono.

    Técnicos com capacidade reflexiva/analítica para a compreensão da sociedade portuguesa contemporânea;

    Técnicos capacitados de instrumentos para comunicar com as diversas comunidades étnicas e possuindo fundamentos éticos para a reflexão intra – cultural no mundo global.

Outro curso relacionado com política

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |