Pós-Graduação / Master em Administração Pública

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação / Master em Administração Pública - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Pós-Graduação / Master em Administração Pública


    Duração / Grau / ECTS


    2 semestres em regime de aulas. Total horas: 312 horas presenciais + 30 horas de Conferências / MBA (Master) / 60 ECTS

    Direção

    Professor Doutor Rui Teixeira Santos

    SECRETÁRIO PEDAGÓGICO 

    Dr. Guilherme Costa


    Introdução

    A MPA - Master de Administração Pública da Escola de Administração de Lisboa tem como objetivo a formação de técnicos qualificados da administração Pública para fazer face aos novos desafios emergentes, numa sociedade cada vez mais exigente nas respostas dos serviços públicos Centrais, Regionais e Locais.

    Em particular com o aumento das competências públicas e do controlo democrático da atividade executiva, bem como a maior complexidade técnica da intervenção pública na sociedade e na economia importa aprofundar a formação em administração quadros políticos e de funcionários da Administração Central, Regional e Local.

    A complexidade e o dinamismo da governação e dos sistemas administrativos estão atualmente a colocar desafios novos e a exigir competências profissionais para o sucesso no Setor Público.

    Apresentação do Curso

    O MPA da Escola de Administração de Lisboa é um bem estruturado e altamente considerado programa de estudos académicos de pós-graduação que foi especificamente concebido para preparar os alunos para o emprego no setor público amplo e diversificado do século XXI, bem como para dar respostas às cada vez mais exigentes necessidades de formação do pessoal de organizações sem fins lucrativos como as Misericórdias, as ONG ou as cooperativas e fundações.

    Ele reflete a progressiva publicização e socialização da actividade privada, por um lado, com o alargamento da área de influência da Administração Pública no Estado Pós-Social com a Administração Infra-estrutural e dos Estado-Regulador e Estado-Garante, bem como a acelerada harmonização do Direito e dos procedimentos e técnicas de gestão da Administração Pública europeia (da Comissão e dos Estados-membros) e é concebido para atrair em primeira linha estudantes internacionais e altos funcionários da Administração Pública que pretendessem acrescentar mais competências académicas e qualificações para actualizar os seus conhecimentos profissionais e práticos.

    Objetivos

    Este é o primeiro programa de Master de Administração Pública em Lisboa e pretende-se que venha a fazer parte da rede dos Masters de referência europeus.

    O MPA é também o mais qualificado programa de pós-graduação da Escola de Administração de Lisboa.
    É uma pós-graduação que combina a profundidade de análise e conhecimentos de um mestrado tradicional com as competências práticas e uma abordagem metodológica problematizadora necessárias para o enquadramento do Setor Público.

    Estudos Futuros

    O Master de Administração Pública permite criar condições para que os alunos possam prosseguir a sua formação na área de Administração Pública, nomeadamente, a continuação dos estudos de 2.º ciclo conducentes à obtenção do grau de Mestre.

    Para o efeito o MPA tem Créditos (ECTS) que podem constituir a parte curricular de Mestrados da Escola de Administração de Lisboa, nomeadamente dos eventuais mestrados em Administração Pública ou Gestão Pública.

    Destinatários

    Altos Funcionários e quadros técnicos superiores da Administração Pública. Licenciados em Direito, Administração, Economia, Ciência Política e nas diversas áreas da Gestão.

    O curso está  desenhado também para advogados, solicitadores, contabilistas, e estudantes que pretendam aumentar as suas competências no sector da Administração e do Direito das Autarquias.

    O MPA destinar-se-ia também aos recém-licenciados, sem ou com pouca experiência de trabalho em organizações, serviços ou empresas, agências e institutos do Setor Público e quadros superiores que desejassem acrescentar mais competências académicas e qualificações a sua especialização profissional existentes e prático.
    Competências

    O Master de Administração Pública é  multi-disciplinar no conteúdo. Oferece um programa completo de capacidades de administração pública e profissional, através de uma combinação de módulos de Ciências Política e de Administração, Gestão e Direito, num formato inovador de ensino e técnicas de aprendizagem.

    A MPA reunirá  grupos de estudantes europeus e lusófonos de uma variedade de nacionalidades e com diferentes experiências, dispondo de professores com experiência de trabalho no sector público e com as qualificações académicas de excelência.

    Após a conclusão do programa, os estudantes irão:

        ter conhecimentos e competências técnicas em relação aos principais elementos do estudo da administração pública, gestão pública e políticas públicas;
        ter a capacidade de compreender as principais dimensões do estudo da gestão pública e administração pública e relacioná-los com uma série de ideias relevantes, conceitos e teorias;
        ter a capacidade de pensar criticamente e analisar e avaliar os problemas no campo da administração pública e de gestão;
        ter a capacidade de realizar pesquisas bibliográficas e de planear, organizar e produzir uma peça sustentada de trabalho;
        ter conhecimento e compreensão dos padrões de desenvolvimento da administração pública e gestão pública e da interacção de influências políticas, governamentais e administrativas na elaboração de políticas públicas e sua implementação;
        ter conhecimento e compreensão comparativa da evolução das últimas décadas em Portugal e na Europa a respeito do papel do Estado, privatização, regulação, contencioso administrativo, desconcentração e desenvolvimentos relacionados.


    Conferências

    O MPA será  acompanhado de várias conferências e os alunos poderão ainda frequentar módulos e workshops integrados nos mais diversos Cursos de Formação da Escola de Administração de Lisboa.

Outro curso relacionado com administração pública - programas empresariais

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |