Seminário Teórico-Prático de Gastronomia Molecular: do Laboratório para a Cozinha

Solicite informação sem compromisso UTL - Universidade Técnica de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Seminário Teórico-Prático de Gastronomia Molecular: do Laboratório para a Cozinha - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O Instituto Superior de Agronomia, através do Centro de Botânica Aplicada à Agricultura, tem vindo a promover acções de formação dirigidas a Chefes de Cozinha e orientadas para a introdução de metodologias inovadoras e para a discussão de problemas técnicos.
  • Dirigido a
    Estes Seminários Teórico-Práticos dirigem-se a Chefes de Cozinha, Docentes e Estudantes de Escolas de Hotelaria, Profissionais do Sector Alimentar e Gastrónomos e a público interessado nas novas técnicas utilizadas na moderna culinária.
  • Conteúdo

    Cozinhar tem sido considerado uma arte baseada na criatividade, na intuição e na experiência. Esta visão começa a mudar e, hoje, tal como em outras formas de arte, também é reconhecido o interesse do apoio científico, de forma a optimizar resultados, a introduzir novas técnicas e equipamentos e a dar suporte ao processo criativo. OsSeminários Teórico-Práticos de Gastronomia Molecular, que têm vindo a ser realizados no ISA, estão integrados no ciclo de acções de formação dirigido a Chefes de Cozinha iniciado em Março de 2005.

    A organização destas acções está a cargo de cientistas que integram a actividade “A Cozinha é um Laboratório” da Agência Ciência Viva, e a  Cooking.Lab , e que nos últimos anos se têm debruçado sobre a Gastronomia Molecular.

    O objectivo principal destas acções é a divulgação das técnicas mais recentes e inovadoras usadas na cozinha e desenvolvidas por equipas de Chefes e Cientistas.

    Estes Seminários têm-se debruçado sobre diversos temas, entre os quais gelatinas quentes e frias, alginatos, azoto líquido, espessantes e azeite e sua texturização.
    • Seminário "Azeite e sua texturização" (29 de Setembro de 2008)
      Folheto
    • Seminário "Gelatinas quentes e frias (Alginato, Agar) e utilização de Azoto Líquido na culinária" (20 de Outubro de 2008)
      Folheto
    • Seminário "Transglutaminase: Reestruturação de Carne e Peixe" (24 de Novembro de 2008)
      Folheto
    • Seminário "Espessantes: Metilcelulose, Maltodextrina e Xantana" (2 de Março de 2009)

Outro curso relacionado com dieta e nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |