Licenciatura em Jornalismo

Solicite informação sem compromisso ESCS/IPL - Escola Superior de Comunicação Social

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Jornalismo - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O curso de Jornalismo destina-se a preparar profissionais capazes de responder às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. O percurso dos alunos estrutura-se na área das ciências sociais e humanas, com vista a adquirirem as competências culturais e comunicacionais indispensáveis ao exercício da profissão. Em simultâneo, os ateliês de jornalismo - escrito, radiofónico, televisivo e digital - permitirão simular as formas de expressão e as rotinas produtivas adaptadas a cada meio de comunicação
  • Titulação
    Licenciatura em Jornalismo.
  • Conteúdo
    Disciplinas:
    Modelos da Comunicação
    Fornecer instrumentos conceptuais que permitam ao aluno realizar um trabalho de (auto) reflexão crítica sobre as diferentes concepções da comunicação. Competências: Identificar e compreender a complexidade do objecto "comunicação". Compreender a natureza transdisciplinar das Teorias da Comunicação. Ter um domínio conceptual e capacidade crítica face às diferentes perspectivas dos estudos modernos da comunicação. Ser capaz de diferenciar e articular os diferentes contextos da comunicação humana: intrapessoal, interpessoal, grupal, organizacional/institucional e global. Conhecer e articular diferentes paradigmas comunicacionais, seus contextos, modelos teóricos e metodologias de análise: perspectivas behaviorista e sistémica. Desenvolver um posicionamento crítico e auto-reflexivo face às concepções positivista e pragmática da comunicação. 
    1º Semestre | Jornalismo


    Introdução à especificidade, temáticas e métodos de trabalho antropológicos.
    Além do conhecimento dos conceitos básicos desta disciplina, pretende-se que os estudantes apropriem a sua ligação e mobilização com os respectivos cursos. 
    1º Semestre | Audiovisual e Multimédia


    Análise no âmbito da ciência económica e do comportamento dos agentes económicos. Comportamento individual dos consumidores num sistema capitalista; princípios da actividade económica nas economias de mercado. Análise comparativa das diferentes estruturas de mercado e da sua relativa eficiência. Visão geral da macroeconomia: diagrama dos fluxos económicos e diferentes aproximações de índole macro-económica; questões relativas à procura agregada e às políticas económicas. Modelos e diferentes funções dos agentes económicos. Teorias explicativas da inflação e do desemprego.
    1º Semestre | Audiovisual e Multimédia




    Instrumentos de Comunicação
    Operacionalização de conceitos teóricos através da aquisição de competências básicas para a operação de equipamentos de captação e pós-produção audiovisual. Ferramentas base para a realização de projectos de comunicação multimédia. 
    1º Semestre | Audiovisual e Multimédia

    Direito da Comunicação
    Conhecimentos genéricos de direito. Princípios de referência e domínios de regulamentação no direito da comunicação. 
    1º Semestre | Audiovisual e Multimédia

    Seminário: Profissões de Comunicação
    1º Semestre | Audiovisual e Multimédia

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |