Curso profissional de Técnico de Recepção

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  • Titulação
    Curso profissional de Técnico de Recepção
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:

    As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:

    •  efectuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;

    •  efectuar os serviços de  check-in,  nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em  tours  turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espectáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;

    •  prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;

    •  efectuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;

    •  prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;

    •  efectuar os serviços de  check-out  , nomeadamente, facturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com vária modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;

    •  efectuar o arquivo da documentação utilizada na recepção;

    •  atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;

    •  efectuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da facturação doa alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;

    •  assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a recepção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, recepção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via  fax  e  e-mail  efectuando o seu encaminhamento , acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;

    •  colaborar na definição dos objectivos e regras de funcionamento do serviço de recepção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;

    •  assegurar a conservação e manutenção da recepção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

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